Mundo

Ex-presidente uruguaio Vázquez se consolida na esquerda

Resultados oficiais preliminares das eleições internas dos partidos mostraram que Vázquez venceu por ampla diferença sua única concorrente, Constanza Moreira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 11h14.

Montevidéu - O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez foi escolhido como candidato único pela coalizão Frente Ampla para disputar, em outubro, a Presidência do país.

Caso vitorioso, ele levará a esquerda a governar pelo terceiro período consecutivo.

Os resultados oficiais preliminares das eleições internas dos partidos, realizadas no domingo, mostraram que Vázquez, antecessor do presidente José Mujica, venceu por ampla diferença sua única concorrente, a senadora Constanza Moreira.

O Tribunal Eleitoral informou na madrugada desta segunda-feira que Vázquez obteve 82 por cento dos votos da Frente Ampla, Tendo sido conferidas 31,1 por cento das cédulas.

Constanza conseguiu 17,7 por cento. Os resultados confirmaram as pesquisas de boca-de-urna informadas mais cedo por consultorias de pesquisa de opinião.

Vázquez comprometeu-se, em um discurso no domingo, a reduzir a carga tributária, lutar contra a inflação e aumentar os planos sociais e educacionais.

Médico por profissão, ele foi o primeiro presidente uruguaio de esquerda, entre 2005 e 2010, e, segundo pesquisas recentes, teria muitas chances de ser o sucessor de Mujica para o período de 2015 a 2020.

A última pesquisa da Equipos Consultores revelou que a Frente Ampla conta com apoio de 44 por cento da população, enquanto o tradicional Partido Nacional tem 26 por cento, e o Partido Colorado, 16 por cento.

Caso vença as eleições, em outubro ou em novembro, a Frente Ampla obteria seu terceiro governo seguido, tornando-se o único partido político a conseguir isso após a ditadura que regeu o país de 1973 a 1985.

Pedro Bordaberry foi eleito candidato único do Partido Colorado, com 68,4 por cento dos votos. Ele é filho do ex-ditador Juan María Bordaberry.

A disputa interna do Partido Nacional foi mais acirrada. O deputado Luis Lacalle Pou, filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, obteve 57 por cento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesUruguai

Mais de Mundo

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Novo centro de processamento de minerais vai fazer com que o Canadá dependa menos da China

Biden diz a Trump que os migrantes são o "sangue" dos Estados Unidos