Mundo

Ex-presidente polonês Lech Walesa declara apoio a Romney

Segundo Walesa o presidente dos EUA, Barack Obama, "fracassou" durante seu mandato


	Mitt Romney: tanto Walesa como grande parte da opinião pública polonesa observam Romney como um melhor fiador dos interesses da Europa 
 (REUTERS/Brian Snyder)

Mitt Romney: tanto Walesa como grande parte da opinião pública polonesa observam Romney como um melhor fiador dos interesses da Europa  (REUTERS/Brian Snyder)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 12h21.

Varsóvia - O ex-presidente polonês e prêmio Nobel da Paz em 1983, Lech Walesa, lançou nesta segunda-feira uma mensagem de apoio ao candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, qualificado como um "homem de valores e dono de uma clara visão comercial" que, além disso, se destaca por sua política "firme" frente à Rússia.

"Os Estados Unidos necessitam de alguém novo", assegurou Walesa, que considerou que "seria bom para América e para o Mundo que uma pessoa com moral e capacidades econômicas tivesse um lugar mais proeminente".

Segundo Walesa, um histórico dirigente do sindicato Solidariedade durante a luta contra o comunismo na Polônia, o presidente dos EUA, Barack Obama, "fracassou" durante seu mandato, o qual, de acordo com o Nobel da Paz, foi marcado pela transição da era do "Estado-país" ao "Estado-continente".

Anteriormente, Romney foi à Polônia a convite do próprio Walesa, que, desde então, só tem elogios a fazer ao candidato republicano.

De acordo com a imprensa polonesa, a escolha de Romney será mais positiva para a Polônia, já que o republicano parece ser mais pró-europa do que Obama e também mantém uma política mais firme frente à Rússia, o principal rival geopolítico dos Estados Unidos.

Tanto Walesa como grande parte da opinião pública polonesa observam Romney como um melhor fiador dos interesses da Europa Ocidental e da Polônia nas relações com o Kremlin.

Neste aspecto, Romney possui mais possibilidades de dar continuidade a um amplo sistema antimíssil na região, um projeto que foi impulsionado por George W. Bush e, posteriormente, acabou sendo paralisado por Obama. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEuropaMitt RomneyPolíticosPolônia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'