Mundo

Ex-presidente haitiano Aristide escapa ileso de atentado a tiros

O ex-presidente se apresentou como testemunha perante um juiz que investiga acusações de lavagem de dinheiro a um ex-integrante de seu governo

Jean Bertrand Aristide: em 1991, Aristide tornou-se o primeiro presidente do país eleito democraticamente, mas poucos meses depois foi derrubado (Joe Raedle/Getty Images)

Jean Bertrand Aristide: em 1991, Aristide tornou-se o primeiro presidente do país eleito democraticamente, mas poucos meses depois foi derrubado (Joe Raedle/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 20 de março de 2017 às 21h35.

Porto Príncipe - O ex-presidente do Haiti Jean Bertrand Aristide escapou ileso nesta segunda-feira de um ataque a tiros que sua caravana sofreu enquanto se deslocava após deixar um tribunal na capital Porto Príncipe, afirmaram fontes de seu partido, o Família Lavalas.

Aristide, que retornou ao país em 2011 após 7 anos de exílio na África do Sul, se apresentou como testemunha perante um juiz que investiga acusações de lavagem de dinheiro a um ex-integrante de seu governo.

"Esta é uma tentativa de assassinato contra o presidente Aristide ocorrida a menos de um quilômetro do Palácio Nacional", disse Yvon Feuillé, dirigente do Lavalas, à Agência Efe, além de ressaltar que o ataque deixou vários feridos.

A comitiva de Aristide foi atacada por volta das 14h30 (hora local; 16h30 de Brasília), acrescentou ele.

O ex-governante, que prestou depoimento por mais de duas horas ao juiz Wilner Morin, estava acompanhado de alguns parlamentares de sua gestão, de seus advogados e centenas de manifestantes.

Em 1991, Aristide tornou-se o primeiro presidente do país eleito democraticamente, mas poucos meses depois foi derrubado, obrigado a se exilar e voltou ao poder três anos depois.

Ex-sacerdote, a quem seus apoiadores chamam de "Titid", ele chegou de novo à presidência em 2001 e foi destituído por uma revolta armada em 2004, após a qual foi levado à África do Sul sob custódia em um avião militar dos Estados Unidos.

Nas últimas eleições haitianas, Aristide fez várias aparições para apoiar a candidata à presidência por seu partido, Maryse Narcisse.

Acompanhe tudo sobre:HaitiViolência política

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado