Mundo

Ex-presidente de banco estatal chinês é preso por corrupção

Autoridades do país investigam suborno feito por Tang Shaungning, que também é ex-secretário do Partido Comunista chinês

Sede da Everbright Securities Co, na China (	Bloomberg /Getty Images)

Sede da Everbright Securities Co, na China ( Bloomberg /Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 06h14.

O ex-presidente do gigante bancário estatal chinês Everbright Group, Tang Shaungning, foi detido sob suspeita de corrupção e suborno, disseram promotores nesta segunda-feira.

A autoridade nacional anticorrupção "concluiu a sua investigação sobre o caso de suspeita de corrupção e suborno de Tang Shaungning, ex-secretário do partido e presidente do China Everbright Group, e transferiu o caso para a acusação para revisão", disse a acusação, num comunicado.

O órgão anticorrupção do Partido Comunista da China anunciou há semanas a expulsão de Tang do partido por alegado comportamento inadequado, como trazer para o país livros políticos não autorizados e aceitar presentes ilegalmente, como "pinturas e caligrafias de artistas famosos".

Tang “cobiçava o prazer” e “não evitou ou resolveu riscos financeiros, violando a linha organizacional do partido”, disse a agência.

A sua detenção, segundo os procuradores, ocorre num momento em que o setor financeiro da China enfrenta uma pressão crescente da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoChina

Mais de Mundo

"Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas", afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos

Número de mortos por inundações e deslizamentos no México chega a 76