Mundo

Ex-premiê de Israel é condenado a 6 anos de prisão

Ehud Olmert foi sentenciado por aceitar subornos em um negócio imobiliário, crime considerado pelo juiz como equivalente a traição

Ehud Olmert: ele negou qualquer ilegalidade no negócio imobiliário (Finbarr OReilly/Reuters)

Ehud Olmert: ele negou qualquer ilegalidade no negócio imobiliário (Finbarr OReilly/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2014 às 09h24.

Tel-Aviv - O ex-primeiro-ministro de Israel Ehud Olmert foi sentenciado a seis anos de prisão nesta terça-feira por aceitar subornos em um negócio imobiliário, um crime considerado pelo juiz como equivalente a traição. Ele também foi multado em 1 milhão de shekels (289.500 dólares).

A primeira condenação criminal de um ex-chefe de governo israelense, entretanto, não encerrou a especulação de que Olmert - um político de centro internacionalmente reconhecido por trabalhar para a paz com os palestinos - possa retornar à vida política.

Ele negou qualquer ilegalidade no negócio imobiliário, aprovado quando era prefeito de Jerusalém e que levou à construção das torres de apartamento Holyland, uma grande edificação de pedra tida com uma das mais feias da cidade. “Um servidor público que aceita suborno é semelhante a um traidor”, disse o juiz David Rozen na Corte Distrital de Tel-Aviv.

Rozen considerou Olmert culpado em 31 de março de duas acusações de suborno, afirmando que o ex-primeiro-ministro havia aceitado 500 mil shekels (144 mil dólares) de incorporadores imobiliários do projeto Holyland e 60 mil shekels em um outro negócio. Olmert, disse o juiz, devotou a maior parte de seu tempo a um serviço público “digno de elogio” - mas “também encheu os próprios bolsos”.

Olmert terá que se apresentar para prisão em 1o de setembro, efetivamente dando a seus advogados tempo para levar o caso a uma corte superior e a encaminhar um pedido de que ele permaneça livre até que essa corte julgue o caso.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesIsraelPrisões

Mais de Mundo

Como Bukele conseguiu acumular tanto poder em El Salvador e tão rápido?

Governo de Portugal decreta estado de alerta devido ao calor extremo nos próximos dias

Chile intensifica esforços para resgatar mineradores presos em El Teniente

Renúncia de diretora do Fed pode acelerar a escolha de Trump do sucessor de Powell