Mundo

Ex-mordomo do papa já cumpre pena em cela do Vaticano

Depois de se despedir de sua esposa e de três filhos, Gabriele foi levado por guardas vaticanos à cela, cumprindo ordens do promotor de Justiça do Vaticano


	O mordomo do Papa, Paolo Gabriele (C), em seu julgamento no Vaticano em 6 de outubro
 (AFP)

O mordomo do Papa, Paolo Gabriele (C), em seu julgamento no Vaticano em 6 de outubro (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 18h01.

Cidade do Vaticano - O ex-mordomo do papa, Paolo Gabriele, condenado a um ano e meio de prisão pelo roubo de documentos reservados de Bento XVI, já cumpre pena em uma cela do Vaticano, para onde foi transferido nesta quinta-feira.

Às 15h locais (10h de Brasília) Gabriele, de 46 anos e que se encontrava em prisão domiciliar, foi levado para uma cela do quartel da Gendarmaria Vaticana, perto de sua casa, a mesma de quatro metros por quatro onde ficou parte dos quase dois meses que passou preso após ser detido em 23 de maio.

Depois de se despedir de sua esposa e de três filhos, Gabriele foi levado por guardas vaticanos à cela, cumprindo ordens do promotor de Justiça do Vaticano, Nicola Picardi.

A mudança da prisão domiciliar para a prisão aconteceu depois que o Tribunal de Justiça do Vaticano estabeleceu a condenação de um ano e meio de prisão, uma vez que Gabriele rejeitou recorrer da sentença perante o Tribunal de Apelação do pequeno Estado.

Fontes vaticanas explicaram que, dos 18 meses de pena, é preciso descontar os dias que Gabriele esteve preso mais o tempo em prisão domiciliar (foi detido em 23 de maio e colocado em prisão domiciliar em 21 de julho) - no total, cinco meses.

Assim, Gabriele deve permanecer ainda 13 meses preso, a não ser que o papa Bento XVI o perdoe antes. 

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIJustiçaPaíses ricosPapasVaticano

Mais de Mundo

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões

Vendas de robôs aspiradores disparam com subsídio e promoção Double 11