Mundo

Ex-ministro principal da Escócia é detido por assédio sexual

Desde agosto, as autoridades investigam Salmond por duas denúncias de suposto assédio sexual apresentadas por ex-funcionárias

Alex Salmond ex-primeiro-ministro escocês é detido por assédio sexual afp (-/AFP)

Alex Salmond ex-primeiro-ministro escocês é detido por assédio sexual afp (-/AFP)

E

EFE

Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 09h24.

Edimburgo - O ex-ministro principal do Governo da Escócia Alex Salmond foi detido e deve comparecer diante do Tribunal de Sheriff de Edimburgo ao longo do dia, informou nesta quinta-feira a polícia.

"Podemos confirmar que um homem de 64 anos foi detido e acusado e foi enviado um relatório ao promotor", disse um porta-voz da polícia da Escócia, que não especificou os crimes pelos quais é acusado.

Desde agosto, as autoridades investigam Salmond por duas denúncias de suposto assédio sexual, apresentadas por duas mulheres que foram suas funcionárias durante o período que esteve à frente do Governo regional (2007-2014), acusações que ele nega.

As autoridades ainda não informaram sobre as acusações que pesam sobre o ex-dirigente escocês, que, segundo a televisão escocesa "STV", não se encontra sob custódia policial.

Após ser revelado em agosto que o Governo autônomo tinha posto em mãos da polícia duas denúncias por suposto assédio sexual, o ex-dirigente criticou a instituição por considerar que não tinha recebido um tratamento justo durante a investigação interna.

No começo de janeiro, Salmond ganhou a batalha judicial contra o Executivo de sua sucessora, Nicola Sturgeon, já que o tribunal civil do mais alto nível da Escócia decidiu que a administração infringiu suas próprias diretrizes ao designar como responsável da investigação uma pessoa que teve um "envolvimento prévio" no caso.

Esta decisão se centrou totalmente na atuação do Gabinete regional e não tem relação com a investigação que a polícia está fazendo sobre as denúncias de suposto assédio sexual.

De acordo com a imprensa local, os fatos denunciados ocorreram supostamente em 2013 na Bute House, a residência oficial do ministro principal em Edimburgo.

Salmond, que é considerado uma das grandes figuras do movimento independentista escocês, foi ministro principal da região até 2014, depois que no referendo de independência do Reino Unido 55% dos escoceses rejeitaram a separação.

Este resultado desencadeou sua renúncia, e desde então a cadeira de Salmond é ocupada por Sturgeon, que está à frente do Governo e do Partido Nacionalista Escocês (SNP).

Acompanhe tudo sobre:Assédio sexualEscóciaPolítica

Mais de Mundo

Número de mortes atribuídas ao calor na Espanha se multiplica por 17 entre maio e julho

Trump se mostra 'aberto a conversar' com UE antes da entrada em vigor de tarifas

México prevê fechar acordo com EUA até 1º de agosto para evitar novas tarifas

China envia âncoras de sucção para megaprojeto do pré-sal brasileiro no campo de Mero