Mundo

Ex-ministro da Irrigação formará novo governo no Egito

O Presidente do país, Mohamed Mursi, designou Hicham Qandil para o cargo de primeiro-ministro

Mohamed Mursi: presidente egípcio encarregou o ex-ministro da Irrigação de formar novo governo no país (©AFP/Arquivo / Mohammed Hossam)

Mohamed Mursi: presidente egípcio encarregou o ex-ministro da Irrigação de formar novo governo no país (©AFP/Arquivo / Mohammed Hossam)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2012 às 10h02.

Cairo - O presidente do Egito, Mohamed Mursi, designou nesta terça-feira o ministro da Irrigação em fim de mandato, Hicham Qandil, para o cargo de primeiro-ministro, e o encarregou da formação do próximo governo, anunciou a televisão pública egípcia.

O anúncio ocorreu 25 dias depois da posse de Mursi, um veterano ativista da Irmandade Muçulmana e primeiro presidente civil do Egito desde 1952. Qandil era parte do gabinete do ex-primeiro-ministro Kamal al-Ganzuri, nomeado no ano passado pelo governo militar de então.

No dia 24 de junho, Mursi se converteu no quinto presidente da república do Egito e no primeiro a ser livremente eleito, para substituir Hosni Mubarak, derrubado por uma revolta popular em fevereiro de 2011.

O novo presidente já havia prometido que seu futuro primeiro-ministro seria uma personalidade independente.

O presidente também é o primeiro a chegar ao poder sem ter passado pelas Forças Armadas. Mursi, de 60 anos, é um engenheiro graduado em uma universidade americana. Nas eleições presidenciais, obteve 51,73% dos votos, contra 48,27% de seu rival Ahmed Shafiq, ex-primeiro-ministro de Mubarak.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitogestao-de-negociosGovernançaHosni MubarakPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia