Mundo

Ex-ministro da Defesa de Chávez acusado de "alta traição"

O general, que ajudou a colocar Chávez no poder depois do golpe de Estado de abril de 2002, deveria ser libertado nesta sexta-feira

Venezuela: com a nova acusação, Baduel corre o risco de ser condenado a até 26 anos de prisão (Ueslei Marcelino/Reuters)

Venezuela: com a nova acusação, Baduel corre o risco de ser condenado a até 26 anos de prisão (Ueslei Marcelino/Reuters)

A

AFP

Publicado em 3 de março de 2017 às 19h05.

O general Raúl Baduel, ex-ministro da defesa do finado presidente da Venezuela Hugo Chávez, foi acusado nesta sexta-feira de "alta traição" e permanecerá detido, após cumprir uma pena de quase oito anos de prisão.

Um juiz militar decretou a "privação de liberdade do general por traição à pátria e instigação à revolta", informou à AFP Omar Mora, advogado de Baduel.

O general, que ajudou a colocar Chávez no poder depois do golpe de Estado de abril de 2002, deveria ser libertado nesta sexta-feira, após cumprir sete anos e onze meses de prisão por corrupção.

Com a nova acusação, Baduel corre o risco de ser condenado a até 26 anos de prisão.

"Estão baseando esta prisão em provas ilegais e inexistentes", denunciou o advogado doex-ministro da Defesa, que se afastou de Chávez por divergências sobre seu modelo socialista.

A Procuradoria pediu a prisão preventiva do general por supostos "crimes militares contra a integridade, a independência e a liberdade da nação, como são a traição à pátria (...) e a instigação a rebeliões".

"Fabricaram elementos com depoimentos de supostas testemunhas para sustentar esta acusação. É mais uma montagem para impedir que Baduel recupere sua liberdade e seus direitos civis e políticos", afirmou Mora.

Considerado "um preso político" pela oposição, o general ganhou a liberdade condicional em 12 de agosto de 2015, mas em 12 de janeiro foi novamente preso ao participar de uma audiência de apresentação regular.

Comandante do Exército entre 2004 e 2006, e ministro da Defesa entre 2006 e 2007, o general salvou Chávez de ser derrubado, mas depois se tornou seu opositor.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoVenezuelaPrisões

Mais de Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento

Maduro lança operação militar de 'resistência' ante presença dos EUA no Caribe

FBI divulga imagens de suspeito do assassinato de Charlie Kirk e pede ajuda para identificá-lo

China amplia reservas estratégicas de energia para garantir segurança energética