Mundo

Ex-ministra das Finanças do Canadá anuncia candidatura para substituir Trudeau

Freeland oficializará candidatura no domingo, em meio à pressão por mudanças no Partido Liberal

Chrystia Freeland: ex-ministra das Finanças entra na corrida para liderar o Canadá (Kevin Dietsch/Getty Images)

Chrystia Freeland: ex-ministra das Finanças entra na corrida para liderar o Canadá (Kevin Dietsch/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 20h21.

Tudo sobreCanadá
Saiba mais

A ex-ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, anunciou nesta sexta-feira, 17, sua candidatura para substituir Justin Trudeau como primeiro-ministro do país.

Freeland, que também ocupava o cargo de vice-primeira-ministra no governo Trudeau, renunciou em dezembro de 2024 e revelou suas intenções em uma mensagem publicada nas redes sociais. “Eu me apresento ao cargo para lutar pelo Canadá”, declarou Freeland, que fará o anúncio oficial de sua candidatura no próximo domingo.

Na última quinta-feira, o ex-governador do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, Mark Carney, também entrou na disputa pela liderança do Partido Liberal e, consequentemente, pelo posto de primeiro-ministro. Analistas apontam Freeland e Carney como os dois principais candidatos a substituir Trudeau.

Trudeau anunciou no dia 16 de dezembro que renunciaria ao cargo assim que o Partido Liberal escolhesse um novo líder. Sua saída foi intensificada pelas críticas de Freeland às políticas econômicas do governo, que resultaram em sua saída inesperada do gabinete.

Crise de popularidade e desafios no governo

Desde que assumiu o poder em outubro de 2015, Justin Trudeau enfrentou uma série de desafios, mas a crescente insatisfação da população tornou sua posição insustentável. [Grifar] O aumento expressivo do custo de vida, a falta de moradia acessível e problemas nos serviços sociais foram os principais fatores que desgastaram sua popularidade.

As pesquisas mais recentes indicam que o Partido Conservador, liderado pela oposição, tem grandes chances de obter uma vitória expressiva nas próximas eleições, refletindo o descontentamento dos eleitores com o governo liberal.

Próximos passos: nova liderança e possíveis eleições

O Partido Liberal anunciou que realizará a eleição para escolher seu novo líder no dia 9 de março, poucos dias antes do retorno das atividades do Parlamento em 24 do mesmo mês. Com a maioria na Câmara, os partidos de oposição já indicaram que apresentarão uma moção de censura assim que o Parlamento reabrir, com o objetivo de forçar a convocação de eleições antecipadas.

Esse cenário cria um ambiente de incerteza política no Canadá, enquanto Freeland e Carney disputam o apoio dos liberais para liderar o partido e o governo.

Acompanhe tudo sobre:CanadáJustin Trudeau

Mais de Mundo

Juiz boliviano ordena prisão de Evo Morales por suposto tráfico de menor

Argentina de Milei registra queda histórica no número de homicídios, com menor taxa em 25 anos

Posse de Trump terá mudança de local por causa do frio em Washington