Mundo

Ex-jogador alemão assume homossexualidade

Thomas Hitzlsperger tem 52 partidas e seis gols pela seleção

Thomas Hitzlsperger, quando jogava no Stuttgart, na Alemanha: "declaro minha homossexualidade porque quero ver progressos neste tema", afirmou (Ina Fassbender/Reuters)

Thomas Hitzlsperger, quando jogava no Stuttgart, na Alemanha: "declaro minha homossexualidade porque quero ver progressos neste tema", afirmou (Ina Fassbender/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 13h52.

Berlim - O ex-jogador alemão Thomas Hitzlsperger, de 31 anos e com passagem pela seleção de seu país, assumiu que é gay. A declaração foi dada em uma entrevista à revista Die Zeit.

"Declaro minha homossexualidade porque quero ver progressos neste tema no mundo do esporte profissional", afirmou o ex-atleta, que disse também que a tomada de consciência sobre a própria opção sexual foi um "processo longo e difícil".

"Apenas nos últimos anos eu entendi que prefiro viver com homens. Na Inglaterra, Alemanha ou Itália a questão da homossexualidade não é levada a sério, sobretudo nos vestiários", acrescentou.

Hitzlsperger nasceu em Munique e cresceu nas categorias de base do Bayern, mas seu primeiro contrato profissional foi assinado com o Aston Villa (2001-2005), da Inglaterra.

Em 2005, ele se transferiu para o Stuttgart, onde permaneceu até 2010, antes de iniciar uma breve passagem pela Lazio.

O ex-jogador ainda atuou por West Ham, Wolfsburg e Everton, clube pelo qual se aposentou em meados de 2013 por conta das recorrentes lesões.

O ex-jogador também vestiu a camisa da seleção de seu país em 52 partidas e marcou seis gols.

O governo alemão aprovou a decisão do ex-atleta de assumir sua opção sexual e, por meio do seu porta-voz, Steffen Seibert, afirmou que na Alemanha "ninguém deve ter medo de declarar a própria sexualidade por temer a intolerância". 

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolFutebol europeuGaysJogadores de futebolLGBTPreconceitos

Mais de Mundo

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua

Milei enfrenta terceira greve geral na Argentina, à espera de acordo com FMI