Mundo

Ex-dirigente de órgão da China é condenado à prisão perpétua

Segundo a sentença, Su Rong "se aproveitou de seus diversos cargos para oferecer favores empresariais e promoções" em troca de propina

China: o líder comunista, que não vai recorrer da sentença, também foi privado de seus direitos políticos pelo resto da vida (Toby Melville / Reuters)

China: o líder comunista, que não vai recorrer da sentença, também foi privado de seus direitos políticos pelo resto da vida (Toby Melville / Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de janeiro de 2017 às 09h55.

Pequim - O ex-vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh) Su Rong foi condenado nesta segunda-feira à prisão perpétua por crimes de corrupção, de acordo com a sentença emitida por um tribunal de Jinan, no leste da China.

Su, quem também foi o líder máximo do Partido Comunista nas províncias de Qinghai, Gansu e Jiangxi, "se aproveitou de seus diversos cargos para oferecer favores empresariais e promoções", em troca de propinas no valor de US$ 17 milhões, segundo a sentença judicial.

Os abusos cometidos por Su entre 2002 e 2014 "causaram grandes perdas de propriedade pública, e prejudicaram os interesses do Estado e do povo", acrescentou o tribunal na sentença.

O líder comunista, que não vai recorrer da sentença, também foi privado de seus direitos políticos pelo resto da vida e todas as suas propriedades pessoais foram confiscadas, informou a agência oficial "Xinhua".

Su é um dos cargos de mais alto nível condenados na campanha anticorrupção empreendida com a chegada de Xi Jinping à presidência do país em 2013, e que já resultou em punições para mais de 1 milhão de funcionários do alto escalão do Partido Comunista Chinês (PCCh).

A CCPPCh é uma assembleia de assessores governamentais que se assemelha, guardadas as diferenças, a uma Câmara Alta dos regimes democráticos, na qual muitos de seus integrantes são proeminentes figuras da política, do mundo empresarial, da cultura e do esporte, nomeados com caráter honorário.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCorrupçãoPrisões

Mais de Mundo

Governo Trump diz ao Congresso que não há plano de ataque contra Venezuela

Após sofrer agressão, presidente do México cria plano para reforçar punições por abuso sexual

Autoridades portuguesas interceptam submarino com 1,7 tonelada de cocaína

Petro alerta para 'colapso climático' se EUA não descarbonizar economia