Mundo

Ex-diretor de gabinete de Lagarde em prisão preventiva

A prisão faz parte da investigação sobre a arbitragem da disputa entre o empresário Bernard Tapie e o banco Crédit Lyonnais em 2008

O ex-diretor de gabinete de Lagarde é o atual presidente da empresa Orange
 (Eric Piermont/AFP)

O ex-diretor de gabinete de Lagarde é o atual presidente da empresa Orange (Eric Piermont/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 09h00.

Paris - O ex-diretor de gabinete da diretora gerente do FMI Christine Lagarde quando ela era ministra francesa da Economia, Stéphane Richard, está em prisão preventiva como parte da investigação sobre a arbitragem da disputa entre o empresário Bernard Tapie e o banco Crédit Lyonnais em 2008, informaram fontes ligadas ao caso.

Também está em prisão preventiva Jean-François Rocchi, ex-presidente do Consórcio de Realização, entidade que administrava o passivo de banco, de acordo com as mesmas fontes.

O ex-diretor de gabinete de Lagarde, atual presidente da empresa Orange, é interrogado sobre o papel e a responsabilidade do ministério francês da Economia na decisão tomada em 2007 de recorrer a uma arbitragem privada para acabar com o litígio Tapie e o banco francês a respeito da venda da empresa Adidas, assim como o papel da presidência francesa.

A justiça francesa declarou a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional testemunha assistida, uma situação intermediária entre a testemunha e o indiciado.

Acompanhe tudo sobre:Christine LagardeEconomistasFMIPrisões

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso