Mundo

Ex-chanceler será novo vice-presidente da Venezuela

Ele é amigo pessoal de Chávez e ocupava o cargo de ministro das Relações Exteriores

O chanceler venezuelano Nicolas Maduro: ex-motorista de ônibus e sindicalista, Maduro está no governo desde 2006 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O chanceler venezuelano Nicolas Maduro: ex-motorista de ônibus e sindicalista, Maduro está no governo desde 2006 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2012 às 08h06.

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que conquistou há quatro dias seu terceiro mandato para mais seis anos no poder, nomeou como novo vice-presidente Nicolás Maduro. Ele é amigo pessoal de Chávez e ocupava o cargo de ministro das Relações Exteriores. No período em que Chávez se tratou de um câncer, Maduro o representou em eventos públicos nacionais e internacionais.

Ex-motorista de ônibus e sindicalista, Maduro está no governo desde 2006. É considerado o político que tem a maior confiança de Chávez, que o aponta como sucessor natural. Maduro substitui Elias Jaua, que disputa o cargo de governador do estado de Miranda, em dezembro.

Chávez elogiou Elias Jaua, classificando-o como trabalhador nobre, honesto, dedicado, inteligente e humilde. Também pediu apoio para Maduro e desejou sorte na nova função. O terceiro mandato de Chávez vai de 2013 a 2019. Ao final, ele terá completado 20 anos no poder.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias da Venezuela, AVN

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos

China amplia isenção de visto para turistas de nove países, incluindo Coreia do Sul e Noruega