O chanceler venezuelano Nicolas Maduro: ex-motorista de ônibus e sindicalista, Maduro está no governo desde 2006 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Da Redação
Publicado em 11 de outubro de 2012 às 08h06.
Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que conquistou há quatro dias seu terceiro mandato para mais seis anos no poder, nomeou como novo vice-presidente Nicolás Maduro. Ele é amigo pessoal de Chávez e ocupava o cargo de ministro das Relações Exteriores. No período em que Chávez se tratou de um câncer, Maduro o representou em eventos públicos nacionais e internacionais.
Ex-motorista de ônibus e sindicalista, Maduro está no governo desde 2006. É considerado o político que tem a maior confiança de Chávez, que o aponta como sucessor natural. Maduro substitui Elias Jaua, que disputa o cargo de governador do estado de Miranda, em dezembro.
Chávez elogiou Elias Jaua, classificando-o como trabalhador nobre, honesto, dedicado, inteligente e humilde. Também pediu apoio para Maduro e desejou sorte na nova função. O terceiro mandato de Chávez vai de 2013 a 2019. Ao final, ele terá completado 20 anos no poder.
*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias da Venezuela, AVN