Mundo

Ex-apresentador da BBC é acusado de cometer crimes

"O confisco do título reconhece que o jornalista foi um predador sexual", disse Alan Collins, o advogado que representa as vítimas de Stuart Hall, de 83 anos


	Stuart Hall: apresentador da BBC, detido em dezembro de 2012 por vários delitos sexuais, é conhecido no Reino Unido por apresentar alguns programas televisivos como"It"s a Knockout"
 (REUTERS)

Stuart Hall: apresentador da BBC, detido em dezembro de 2012 por vários delitos sexuais, é conhecido no Reino Unido por apresentar alguns programas televisivos como"It"s a Knockout" (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 15h40.

Londres - O ex-apresentador da "BBC", Stuart Hall, condenado recentemente por mais de dez delitos sexuais contra crianças, perdeu nesta terça-feira a Ordem do Império britânico (OBE, na sigla em inglês) que lhe foi concedida no dia 1º de janeiro de 2012.

A distinção, entregue no ano passado pela rainha Elizabeth II pelos serviços de Hall à radiodifusão e à caridade, foi revogada após o cancelamento formal hoje por parte da soberana.

A decisão final foi tomada após uma reunião do chamado comitê de confisco, formado por personalidades independentes, que recomendou à rainha a revogação desse título.

"O confisco do título reconhece que o jornalista foi um predador sexual", disse Alan Collins, o advogado que representa as vítimas de Stuart Hall, de 83 anos.

Stuart Hall, detido em dezembro de 2012 por vários delitos sexuais, é conhecido no Reino Unido por apresentar alguns programas televisivos como "It"s a Knockout", um popular concurso de comédia britânica, e as notícias regionais da "BBC" no nordeste da Inglaterra nos 60 e 70.

Não é a primeira vez na história que se revoga este tipo de distinção. Em 2012 foi retirado o título de cavaleiro do Império Britânico de Fred Goodwin, ex-chefe do banco RBS, pelo seu papel na crise bancária e de Michael Brewer, diretor da Escola de Música britânica, após ser declarado culpado de abusar sexualmente um aluno. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEuropaReino UnidoMetrópoles globaisBBCCrimeLondres

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA