Mundo

Evo Morales diz que deixará o poder na Bolívia em 2020

"Disse várias vezes: não estou em campanha, obviamente. Vocês me disseram vá embora (no referendo deste ano), vou embora em 2020, em janeiro de 2020"


	Evo Morales: um referendo em fevereiro passado negou a possibilidade de se candidatar a um novo mandato 2020-2025
 (Danilo Balderrama / Reuters)

Evo Morales: um referendo em fevereiro passado negou a possibilidade de se candidatar a um novo mandato 2020-2025 (Danilo Balderrama / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2016 às 20h46.

O presidente boliviano, Evo Morales, disse nesta sexta-feira que não tentará uma nova reeleição, como querem alguns setores sociais, e que deixará o poder em 2020, quando terminar seu atual mandato.

"Disse várias vezes: não estou em campanha, obviamente. Vocês me disseram vá embora (no referendo deste ano), vou embora em 2020, em janeiro de 2020", quando terminar o terceiro mandato consecutivo, manifestou Morales em um ato público em Pando (nordeste). O presidente boliviano está no poder desde 2006.

Um referendo em fevereiro passado negou a possibilidade de se candidatar a um novo mandato 2020-2025, afetado pela revelação de que sua ex-companheira, atualmente na prisão, teria se beneficiado de favores políticos.

Seus partidários disseram que a derrota estava contaminada pela situação.

O próprio presidente disse em junho à agência russa Sputnik que "é legal, é constitucional outro referendo. Não é um problema constitucional".

Uma pesquisa recente da empresa Ipsos dá ao governante uma popularidade de 52%.

No entanto, alguns analistas consideram que Morales apresenta uma "fragilidade" política por causa da desaceleração da economia e dos conflitos sociais, um dos últimos com seus aliados cooperativistas mineiros, que levaram ao assassinato do vice-ministro Rodolfo Illanes, no fim de agosto.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaEvo MoralesPolíticosReferendo

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo