Mundo

Devemos acelerar as negociações, diz secretário da Rio+20

Sha Zukang, secretário-geral da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, pediu nesta quarta-feira pressa nas conversas entre as autoridade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2012 às 22h34.

Rio de Janeiro - No esforço final para as negociações sobre a Rio+20, o secretário-geral da conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, Sha Zukang, pediu nesta quarta-feira pressa nas conversas entre as autoridades e fez um apelo por um documento "ambicioso".

"Precisamos acelerar drasticamente o passo das negociações. O mundo inteiro está nos olhando e não podemos decepcioná-los", afirmou em entrevista à imprensa no Riocentro. Segundo Sha Zukang, a Rio+20 deve servir de inspiração a todas as nações para agir, "e agir agora".

O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável deu as declarações depois do início da reunião preparatória de três dias, que envolvem a discussão de uma declaração final da Rio+20.

A conferência buscará estabelecer as chamadas metas de desenvolvimento sustentável (SDGs, na sigla em inglês), que não serão obrigatórias, em áreas como segurança alimentar, energia e acesso à água.

Entretanto, as expectativas para a conferência são baixas, após vários governos terem minimizado os potenciais resultados do encontro e estarem focados, em vez disso, em resolver os problemas econômicos mundiais, especialmente na zona do euro.


Para Sha Zukang, apesar das dificuldades, os países assumiram compromissos e, na avaliação dele, a conferência é o momento de renovar essas promessas.

"Nós sabemos que muitos dos países desenvolvidos estão passando por um momento muito difícil financeiramente e eu espero que esse período termine o quanto antes... mas ao mesmo tempo, acho que eles não devem esquecer que assumiram compromissos, inclusive de ajuda para o desenvolvimento", afirmou a jornalistas.

"Eu acredito que eles querem manter suas promessas, manter seu compromisso", acrescentou.

A Rio+20, que ocorre 20 anos após a Rio 92, reunirá mais de 100 chefes de Estado entre os dias 20 a 22 e busca estabelecer um compromisso para o desenvolvimento sustentável.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeRio+20

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão