Membros do Crescente Vermelho da Síria ajudam um homem em Homs: ajuda será entregue primeiro no centro antigo da cidade, segundo organização (Khaled al-Hariri/Reuters)
Da Redação
Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 09h02.
Cairo - A operação de evacuação de civis e de entrada de ajuda humanitária na cidade de Homs, no centro da Síria, recomeçou nesta quarta-feira, após ter sido suspensa ontem, confirmou à Agência Efe uma porta-voz do Crescente Vermelho sírio.
Por meio do Twitter, o organismo afirmou que a ajuda humanitária será entregue primeiro no centro antigo da cidade e, em seguida, a evacuação de civis será retomada.
O Crescente Vermelho postou na rede social foto de sacos de farinha sendo colocados em veículos que 'entrarão primeiro', antes da evacuação ser realizada.
O novo envio de ajuda humanitária 'para aqueles que desejam permanecer no centro velho de Homs' também foi confirmado pela agência oficial síria 'Sana'.
O Crescente Vermelho voltou a denunciar ataques a suas equipes e afirmou que bombas caíram hoje a menos de dois metros de uma ambulância que prestava socorro urgente a feridos na província de Rif Damasco.
A Unicef revelou ontem que um total de 1.151 civis, dos quais 500 eram crianças, saíram entre sexta-feira e segunda-feira da parte antiga de Homs, cercada pelo exército sírio desde junho de 2012.
O governo e os rebeldes concordaram em prorrogar por três dias a trégua humanitária, que inicialmente estava prevista para durar de sexta-feira a domingo, para permitir a evacuação de mulheres, menores e idosos.
A ONU denunciou que as forças governamentais sírias detiveram nos últimos dias 338 homens que saíram da parte antiga de Homs durante a operação de evacuação de civis para um interrogatório, dos quais 41 foram libertados ontem.
*Atualizada às 10h02 do dia 12/02/2014