Mundo

Europa começa a reabrir gradualmente seu espaço aéreo

Autoridades europeias preveem que entre 40% e 45% dos aviões consigam decolar nesta terça-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Bruxelas - Começou na manhã desta terça-feira a reabertura gradual do espaço aéreo europeu, e as autoridades preveem que entre 40% e 45% dos aviões consigam decolar.

Países como Bélgica, França, Suíça e Itália já estão retomando progressivamente o tráfego aéreo, após a interrupção pela nuvem de cinza procedente do vulcão islandês.

Na Bélgica, está prevista a aterrissagem do primeiro voo desde o fechamento total de seu espaço aéreo às 05h15 (de Brasília), segundo um porta-voz do aeroporto de Zaventem, que também indicou que os aeroportos do país funcionarão com 50% de sua capacidade na terça.

Outros países como França, Suíça e Itália já estão retomando o tráfego aéreo progressivamente, enquanto o Reino Unido pretende fazê-lo também esta manhã, embora a detecção de uma nova nuvem de cinza que viaja em direção ao país tenha feito com que a situação fique incerta.

A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) definirá ainda nesta terça uma região na qual ficará proibido voar até que diminua o nível de concentração de cinza vulcânica.

A Eurocontrol estabelecerá também um segundo espaço onde a presença destas partículas é sensivelmente menor, e por isso os países poderão decidir se autorizam ou não a retomada dos serviços aéreos.

Por último, uma terceira zona incluirá os países nos quais não tenham sido detectados riscos de contaminação e, portanto, sem motivos para fechar o espaço aéreo.

Com esta medida, estipulada na segunda-feira pela a Comissão Europeia e os ministros de Transporte da União Europeia (EU), espera-se que decolem na terça e na quarta entre 10% e 15% mais voos na Europa, após 30% registrados na segunda.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoEuropaSetor de transporteTransportesUnião Europeia

Mais de Mundo

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos

China amplia isenção de visto para turistas de nove países, incluindo Coreia do Sul e Noruega