Mundo

Eurogrupo aprova entregar mais 11,5 bilhões de euros à Irlanda

Decisão foi adotada depois que os supervisores internacionais confirmaram que a Irlanda está cumprindo o programa de reformas

Os supervisores internacionais anteciparam que esperam que a Irlanda cumpra o objetivo de manter o déficit fiscal no limite de 10,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB)

Os supervisores internacionais anteciparam que esperam que a Irlanda cumpra o objetivo de manter o déficit fiscal no limite de 10,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2011 às 20h16.

Bruxelas - Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro aprovaram nesta terça-feira entregar à Irlanda o quarto lance do pacote de assistência financeira, de 11,5 bilhões de euros, dois quais a União Europeia (UE) fornece dois terços e o Fundo Monetário Internacional (FMI) o restante.

A decisão foi adotada na reunião do Eurogrupo de hoje em Bruxelas depois que os supervisores internacionais, a chamada troika - Banco Central Europeu (BCE), FMI e Comissão Europeia - confirmaram em uma missão no terreno que a Irlanda está cumprindo o programa de reformas exigido em troca do resgate.

Segundo esta última revisão da troika, que aconteceu no final de outubro, a Irlanda segue aplicando de maneira 'sólida' os requisitos incluídos no programa de ajuda, que ascende a um total de 85 bilhões de euros.

Os supervisores internacionais anteciparam também que esperam que a Irlanda cumpra o objetivo de manter o déficit fiscal no limite de 10,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

O crescimento econômico, por sua parte, foi durante o primeiro semestre do ano 2,3% maior que o esperado devido às exportações, enquanto a previsão de evolução do PIB para 2011 e 2012 se situa em 1,1% por causa da ligeira contração que se prevê que sofra a demanda interna.

O Governo irlandês mantém, no entanto, seu programa de consolidação fiscal com o objetivo de reduzir o déficit público para menos de 3% do PIB em 2015.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCâmbioMoedasUnião EuropeiaEuroIrlanda

Mais de Mundo

Turismo bate recordes no Brasil graças aos latino-americanos

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular