Mundo

EUA dão vitória para NSA em recurso de coleta de metadados

O tribunal de recursos do Distrito de Columbia disse que não havia fundamento suficiente para a injunção preliminar imposta pela corte inferior


	Espionagem digital: o tribunal de recursos do Distrito de Columbia disse que não havia fundamento suficiente para a injunção preliminar imposta pela corte inferior
 (Getty Images)

Espionagem digital: o tribunal de recursos do Distrito de Columbia disse que não havia fundamento suficiente para a injunção preliminar imposta pela corte inferior (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2015 às 15h45.

Washington - Um tribunal de recursos dos Estados Unidos derrubou a decisão de um juiz que teria impedido a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) de coletar metadados de telefones no controverso programa de vigilância que tem levantado preocupações sobre privacidade.

O tribunal de recursos do Distrito de Columbia disse que não havia fundamento suficiente para a injunção preliminar imposta pela corte inferior. A lei em questão expirou em junho e foi revisada pelo Congresso norte-americano.

O painel de três juízes concluiu que o caso não era meramente hipotético apesar da mudança na lei e devolveu o caso ao juiz distrital Richard Leon para a continuidade dos procedimentos.

"Apesar de ser razoavelmente possível inferir a partir das provas apresentadas que o governo coletou os metadados dos reclamantes, também é possível chegar à conclusão contrária", escreveu a juíza Janice Rogers Brown.

Assim, reclamantes "não chegaram a atender o alto fardo de prova exigido para uma injunção preliminar", ela acrescentou. A NSA e outras agências de inteligências não comentaram de imediato.

Sob a lei revista, o programa existente de coleta de metadados irá continuar por 180 dias após a entrada em vigor em 2 de junho da Lei da Liberdade.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEstados Unidos (EUA)JustiçaNSAPaíses ricos

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial