Elizabeth Warren ultrapassa Joe Biden nas intenções de voto entre democratas e independentes, mostraram pesquisas (Jeenah Moon/Bloomberg)
AFP
Publicado em 26 de setembro de 2019 às 14h31.
Última atualização em 26 de setembro de 2019 às 14h41.
A senadora de Massachusetts Elizabeth Warren superou o ex-vice-presidente Joe Biden na corrida pelas primárias do Partido Democrata para as eleições dos Estados Unidos de 2020 - aponta uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25).
De acordo com a sondagem da Universidade de Quinnipiac, 27% dos eleitores de tendência democrata e independentes de todo país se inclinaram por Warren, enquanto 25% preferem Biden.
Joe Biden vinha liderando as pesquisas entre os muitos pré-candidatos democratas que irão concorrer à presidência nas eleições americanas, mas Warren ganhou impulso e começou a atrair multidões para seus comícios de campanha.
Quinnipiac disse que, apesar de os resultados estarem dentro da margem de erro da pesquisa, é a primeira vez desde março que Warren supera Biden em uma de suas sondagens.
O senador de Vermont, Bernie Sanders, aparece em terceiro, com 16%, seguido do prefeito de South Bend (Indiana), Pete Buttigieg (7%), e da senadora da Califórnia, Kamala Harris (3%).
Na enquete nacional de agosto de Quinnipiac, Biden obteve 32% das preferências; Warren, 19%; e Sanders, 15%.
"Agora temos uma corrida com dois candidatos na parte superior do campo, e estão deixando para trás o restante do grupo", disse o analista de pesquisas da Universidade de Quinnipiac, Tim Malloy.
Em duas pesquisas recentes, Warren superou Biden em Iowa e New Hampshire, os estados que votam primeiro para eleger um candidato democrata.
Uma enquete da Des Moines Register/CNN posicionou Warren com 22% dos votos entre os possíveis participantes nos caucus de Iowa, em comparação com os 20% de Biden e os 11% de Sanders.