Mundo

EUA votarão contra proposta palestina na ONU

"Pretendemos votar não (...) acreditamos que é um erro", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland. "Somos totalmente contra"


	Mahmud Abbas apresentará à Assembleia Geral da ONU o pedido para elevar o status dos territórios palestinos para o de Estado não-membro observador
 (Abbas Momani/AFP)

Mahmud Abbas apresentará à Assembleia Geral da ONU o pedido para elevar o status dos territórios palestinos para o de Estado não-membro observador (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 18h35.

Washington - Os Estados Unidos reiteraram nesta quarta-feira que planejam votar contra a solicitação palestina de elevar seu status nas Nações Unidas.

"Pretendemos votar não (...) acreditamos que é um erro", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland. "Somos totalmente contra".

Na quinta-feira, o líder palestino Mahmud Abbas apresentará à Assembleia Geral da ONU o pedido para elevar o status dos territórios palestinos para o de Estado não-membro observador.

Espera-se que a proposta receba o apoio da grande maioria dos países na Assembleia de 193 membros, incluindo os votos de aliados próximos dos Estados Unidos, como a França.

Os Estados Unidos, grandes aliados de Israel, afirmam que o Estado palestino deve surgir de negociações diretas com Israel.

A Grã-Bretanha, outra grande aliada dos Estados Unidos, já anunciou que irá se abster de votar, a não ser que os palestinos concordem em retomar as negociações com Israel. Mas Nuland indicou que nenhuma mudança de terminologia levará Washington a mudar sua posição em uma votação imediata.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ONUPalestina

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky