Mundo

EUA vão pressionar Kadafi até que renuncie, diz embaixadora

Susan Rice afirmou ser prematuro falar sobre apoio material dos EUA para os rebeldes que buscam depor Kadafi, mas afirmou que haverá pressão para tirá-lo da presidência

Susan Rice: "Vamos manter a pressão sobre Kadafi até que ele deixe o poder e permita que o povo líbio se expresse livremente" (Getty Images)

Susan Rice: "Vamos manter a pressão sobre Kadafi até que ele deixe o poder e permita que o povo líbio se expresse livremente" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 11h29.

Washington - A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, disse nesta terça-feira que seu país vai manter a pressão política e financeira sobre o líder líbio, Muammar Kadafi, até que ele renuncie.

Rice deu uma série de entrevistas a emissoras de TV dos EUA, nas quais falou sobre a situação na Líbia.

"Vamos manter a pressão sobre Kadafi até que ele deixe o poder e permita que o povo líbio se expresse livremente e determine seu futuro", declarou Rice ao programa "Good Morning America", da rede ABC.

Mas ela afirmou ser prematuro falar sobre apoio material dos EUA para os rebeldes que buscam depor Kadafi, que está há 41 anos no poder.

"Estamos buscando o diálogo com todos os campos da sociedade líbia", disse ela. "Mas, para ser franca, ainda não se aglutinou uma oposição claramente unificada, por isso é prematuro nesta fase falar sobre reconhecimento ou concessão de material de apoio para tal oposição."

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ÁfricaOriente MédioCrises em empresasLíbia

Mais de Mundo

'Tudo o que fiz foi PERFEITO': Trump comemora após corte de NY anular multa bilionária por fraude

Uganda confirma acordo com EUA para transferir imigrantes em situação irregular

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas