Mundo

Trump prepara pronunciamento sobre muro na fronteira dos EUA

Caso o Congresso não aprove a construção da barreira e Trump use a lei de emergência nacional, o presidente enfrentará desafios legais

Donald Trump: presidente dos Estados Unidos pressiona Congresso e economia nacional para construção de muro fronteiriço (Jim Young/Reuters)

Donald Trump: presidente dos Estados Unidos pressiona Congresso e economia nacional para construção de muro fronteiriço (Jim Young/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 14h18.

Última atualização em 8 de janeiro de 2019 às 14h29.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda está indeciso sobre declarar emergência nacional com o argumento da segurança na fronteira com o México, uma manobra que afirmou, nos últimos dias, que poderia empregar para financiar um muro na divisa com o país vizinho. A informação foi dada por autoridades do governo americano.

Caso o Congresso não aprove a construção da barreira e Trump use a lei de emergência nacional, o presidente enfrentará desafios legais. Não está claro, além disso, de onde os fundos para um muro viriam naquele cenário.

A construção do muro na fronteira com o México tem sido o principal impasse entre republicanos e democratas para pôr fim à paralisação do governo americano, que já chega ao 19º dia. À meia-noite (de Brasília) desta terça para quarta-feira, Trump fará um pronunciamento à nação, quando poderá anunciar uma decisão. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Imigração

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez