Mundo

Trump prepara pronunciamento sobre muro na fronteira dos EUA

Caso o Congresso não aprove a construção da barreira e Trump use a lei de emergência nacional, o presidente enfrentará desafios legais

Donald Trump: presidente dos Estados Unidos pressiona Congresso e economia nacional para construção de muro fronteiriço (Jim Young/Reuters)

Donald Trump: presidente dos Estados Unidos pressiona Congresso e economia nacional para construção de muro fronteiriço (Jim Young/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 14h18.

Última atualização em 8 de janeiro de 2019 às 14h29.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda está indeciso sobre declarar emergência nacional com o argumento da segurança na fronteira com o México, uma manobra que afirmou, nos últimos dias, que poderia empregar para financiar um muro na divisa com o país vizinho. A informação foi dada por autoridades do governo americano.

Caso o Congresso não aprove a construção da barreira e Trump use a lei de emergência nacional, o presidente enfrentará desafios legais. Não está claro, além disso, de onde os fundos para um muro viriam naquele cenário.

A construção do muro na fronteira com o México tem sido o principal impasse entre republicanos e democratas para pôr fim à paralisação do governo americano, que já chega ao 19º dia. À meia-noite (de Brasília) desta terça para quarta-feira, Trump fará um pronunciamento à nação, quando poderá anunciar uma decisão. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoDonald Trump

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher