Para o premiê israelense, Netanyahu, aluguel para os palestinos deveria durar muitos anos (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 1 de novembro de 2010 às 10h17.
Jerusalém - Os Estados Unidos propuseram a Israel alugar aos palestinos o Vale do Jordão por sete anos depois da assinatura de um acordo de paz, indicou nesta segunda-feira a rádio militar.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu não rejeitou a priori esta ideia, mas considerou que esse aluguel "deveria durar dezenas de anos", assinalou a emissora, citando fontes sem identificá-las.
Uma fonte oficial indagada pela AFP negou-se a comentar a informação.
Essa fonte limitou-se a destacar que "as necessidades de segurança de Israel exigem manter uma presença israelense a leste de um futuro Estado palestino (no Vale do Jordão) para garantir sua desmilitarização".
Netanyahu e seu predecessor, Ehud Olmert, exigiram que Israel conserve o controle do Vale do Jordão para impedir a entrada de armas ou tropas no território de um Estado palestino, sem precisar as modalidades desse controle.
O Vale do Jordão se estende ao longo de uma centena de quilômetros, 80 dos quais na Cisjordânia, do Lago Tiberíades, ao norte, até o Mar Morto, no sul. Está limitada a leste pela Jordânia e a oeste por Israel e Cisjordânia.