Mundo

EUA se preocupa com variante Delta, mas reforça eficácia de vacinas

A variante Delta já corresponde a mais de 50% dos casos de covid nos Estados Unidos

 (MARIO TAMA / GETTY IMAGES/AFP)

(MARIO TAMA / GETTY IMAGES/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de julho de 2021 às 13h10.

Especialistas em saúde do governo americano expressaram preocupação com a rápida disseminação da variante delta do coronavírus nos Estados Unidos, mas reforçaram que os estudos conduzidos até o momento sugerem que vacinas são eficazes contra a mutação, incluindo os imunizantes aprovados no país (Johnson & Johnson, Moderna e Pfizer).

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro

A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Rochelle Walensky, comentou que a média móvel de casos subiu a 13 mil por dia esta semana. Segundo ela, a tendência "preocupante" reflete o avanço da delta, que já responde por mais de 50% dos diagnósticos e ocorre sobretudo em áreas com baixa cobertura vacinal.

O coordenador da resposta da Casa Branca à covid-19, Jeff Zients destacou que "praticamente todas as internações e mortes" pela doença estão ocorrendo entre pessoas que não foram imunizadas. 

Para Zients, pode ocorrer um aumento no número de registros do vírus, mas sem alta de internações e óbitos, por causa da vacinação avançada. "Estamos mais perto de acabar com a pandemia e retornar à normalidade", salientou.

Também presente na coletiva, o epidemiologista Anthony Fauci, assessor médico chefe do presidente americano, evitou manifestar opinião sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio e disse que cabem às autoridades japonesas tomarem decisões sobre restrições. Na visão dele, contudo, não há razão para cancelar a ida da primeira-dama americana, Jill Biden, ao evento no momento.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)PandemiaVacinas

Mais de Mundo

Seguindo plano de Musk, mais de vinte mil funcionários federais dos EUA assinam acordo de demissão

Governo chinês inclui PVH Corp e Illumina em lista de empresas não confiáveis

EUA envia primeiro voo com imigrantes para Guantánamo, diz Casa Branca

Em carta aos EUA, cinco países árabes rejeitam deslocamento de palestinos de Gaza