Mundo

EUA são modelo de democracia para o mundo, diz Obama

O presidente americano disse que o país é um modelo de democracia e de forma de vida para o resto do planeta

Barack Obama: "não há nação na Terra que não mudaria com satisfação de lugar com os EUA" (Jonathan Ernst/Reuters)

Barack Obama: "não há nação na Terra que não mudaria com satisfação de lugar com os EUA" (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 09h51.

Washington - O presidente Barack Obama afirmou nesta sexta-feira, dia em que os Estados Unidos comemoram a declaração de Independência de 1776, que o país é um modelo de democracia e de forma de vida para o resto do planeta.

"Há 238 anos, nossos fundadores se reuniram na Filadélfia para lançar nosso experimento americano", disse Obama no discurso semanal de rádio e internet, antecipado em 24 horas pelo feriado de 4 de julho.

"Estes primeiros patriotas podem ter vindo de diferentes origens e diferentes caminhos na vida. Mas estavam unidos pela crença em uma verdade simples: que todos somos criados iguais, que todos somos dotados por nosso Criador com certos direitos inalienáveis e que, entre estes direitos, estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade", completou.

Esta convicção "nos ajudou a construir a democracia mais forte, a maior classe média e o exército mais poderoso que o mundo já conheceu", disse Obama.

"E hoje, não há nação na Terra que não mudaria com satisfação de lugar com os Estados Unidos", destacou o presidente americano, que aproveitou a oportunidade para mencionar a seleção americana que disputou a Copa do Mundo do Brasil e que foi eliminada pela Bélgica na terça-feira.

"Estamos orgulhosos de vocês, têm uma grande quantidade de novos torcedores", disse o presidente, que também elogiou o goleiro Tim Howard, destaque americano no Mundial.

"Sei que atualmente existe uma petição no site da Casa Branca para transformar Tim Howard no próximo secretário de Defesa. Chuck Hagel ocupa este cargo atualmente, mas se o posto ficar vago, vou pensar", brincou.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDemocraciaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Imigrantes buscam orientação à medida que posse de Trump se aproxima: 'Todos estão com medo'

'Ninguém vai ganhar uma guerra comercial', diz China após Trump prometer tarifaço

Ucrânia afirma que a Rússia efetuou um ataque noturno 'recorde' com 188 drones

Orsi visita seu mentor Mujica após ser eleito presidente do Uruguai