Mundo

EUA sancionam organizações iranianas por violar direitos humanos

Medidas tomadas nesta quarta (30) se somam à já anunciada restrição de acesso do país do Oriente Médio ao circuito financeiro e comercial mundial

Steven Mnuchin: "O regime iraniano é responsável por violações dos direitos humanos, de censura e de atos repugnantes contra seus cidadãos" (Jonathan Ernst/Reuters)

Steven Mnuchin: "O regime iraniano é responsável por violações dos direitos humanos, de censura e de atos repugnantes contra seus cidadãos" (Jonathan Ernst/Reuters)

A

AFP

Publicado em 30 de maio de 2018 às 20h39.

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (30) a imposição de sanções contra várias organizações iranianas, como o grupo Ansar-e Hezbollah e a televisão estatal IRIB, assim como seus encarregados, acusados de violações dos direitos humanos.

Essas sanções se somam às impostas após a decisão do presidente dos Estados Unidos, no dia 8 de maio, de abandonar o acordo nuclear iraniano para aumentar a pressão sobre o regime de Teerã, fechando o circuito financeiro e comercial mundial ao país.

"O regime iraniano é responsável por violações dos direitos humanos, de censura e de atos repugnantes contra seus próprios cidadãos", afirmou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

O grupo paramilitar Ansar-e Hezbollah é "uma organização sustentada pelo regime iraniano que assedia e ataca o povo", responsável por ataques com ácido a mulheres e de repressão de manifestações estudantis, segundo o Tesouro.

Três dirigentes do grupo religioso estão também na lista por seu papel em um ataque contra o consulado da Arábia Saudita.

Outra organização sancionada é a prisão de Evin, no norte de Teerã, por "agressões físicas e sexuais, assim como descargas elétricas" aos prisioneiros, a maioria deles políticos.

Além disso, foram sancionados dois funcionários responsáveis pela vigilância da internet por "proibir, restringir e punir o exercício da liberdade de expressão e de reunião pacífica", e ao diretor-executivo do canal IRIB, Abdulali Ali Asgari, por "censurar meios de comunicação e difundir as declarações forçadas de presos políticos".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísSanções

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk