Mundo

EUA repatriam 52 imigrantes cubanos interceptados no mar

Os imigrantes, que navegavam em embarcações precárias, foram interceptados, resgatados e repatriados à Bahia de Cabañas, em Cuba


	Bandeira de Cuba em embaixada nos EUA: desde outubro de 2014, 4.084 cubanos tentaram chegar ilegalmente pelo mar à costa americana
 (Andrew Harnik/Pool/Reuters)

Bandeira de Cuba em embaixada nos EUA: desde outubro de 2014, 4.084 cubanos tentaram chegar ilegalmente pelo mar à costa americana (Andrew Harnik/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2015 às 15h32.

Miami - Os Estados Unidos repatriaram 52 imigrantes cubanos que tentaram chegar pelo mar ao país, que tinham sido interceptados em várias operações nas águas próximas da Flórida, informou a Guarda Costeira dos EUA nesta quarta-feira.

Os imigrantes, que navegavam em embarcações "rústicas" ou precárias, foram interceptados e resgatados em quatro operações diferentes e repatriados à Bahia de Cabañas, em Cuba, segundo o comunicado.

Mark Gordon, chefe da equipe de resposta do sétimo distrito da Guarda Costeira, lembrou que este corpo patrulha ativamente por terra e ar para "detectar a imigração ilegal e insegura" no estreito da Flórida e "impedir que estas perigosas viagens terminem em tragédia".

Outro grupo de 64 imigrantes foi interceptado também no estreito da Flórida em cinco operações diferentes.

Os cubanos que tocam o território nos Estados Unidos são protegidos pela Lei de Ajuste Cubano de 1966 e sua política de "pés secos/pés molhados", mas aqueles que não conseguem pisar em terra firme são deportados à ilha.

Desde 1º de outubro de 2014, a Guarda Costeira do sétimo distrito estima que 4.084 cubanos tentaram chegar ilegalmente pelo mar à costa americana.

Durante o ano fiscal passado (de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014) chegaram 22.162 cubanos, 17.459 pela fronteira com o México e 4.703 pela área de Miami, que inclui principalmente o porto e aeroporto da cidade, segundo as autoridades migratórias. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)ImigraçãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Após ser atingido por ciclones e terremotos em um mês, Cuba recebe ajuda internacional

Bruxelas diz que negociação com Mercosul está progredindo, mas não dá prazo para conclusão

EUA criticam mandados de prisão da Corte de Haia contra Netanyahu e ex-ministro

Em autobiografia, Angela Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas