Mundo

EUA realizam ataque contra um dos líderes do Al Shabab

O Pentágono afirmou que realizou um bombardeio contra um dos principais líderes do grupo terrorista Al Shabab no sul da Somália


	Terroristas do grupo Al Shabaab: o objetivo do bombardeio, efetuado no dia 27 de maio, era Abdullahi Haji Daud, um dos principais comandantes da organização
 (Feisal Omar / Reuters)

Terroristas do grupo Al Shabaab: o objetivo do bombardeio, efetuado no dia 27 de maio, era Abdullahi Haji Daud, um dos principais comandantes da organização (Feisal Omar / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2016 às 16h24.

Washington - O Pentágono afirmou nesta quarta-feira que realizou um bombardeio contra um dos principais líderes do grupo terrorista Al Shabab no sul da Somália, apesar de ainda estar tentando determinar se o extremista morreu no ataque.

Segundo um comunicado do porta-voz do Pentágono, Peter Cook, o objetivo do bombardeio, efetuado no dia 27 de maio, era Abdullahi Haji Daud, um dos principais comandantes da organização terrorista.

O Pentágono considera que Daud era responsável por coordenar os ataques da milícia na Somália, Quênia e Uganda. Além disso, ele teria liderado o Amniyat, o serviço de inteligência do Al Shabab.

"Daud é responsável pela morte de muitas vidas inocentes em ataques que ele planejou e executou. Temos certeza que a eliminação de um comandante experiência vai diminuir a capacidade de planejamento do Al Shabab e salvar potenciais vidas", disse Cook.

O porta-voz do Pentágono acrescentou que o resultado do bombardeio está sendo avaliado para confirmar a morte de Daud.

O Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à Al Qaeda e luta para instaurar um estado islâmico de orientação wahhabista na Somália, foi incluído em março de 2008 na lista de organizações consideradas como terroristas pelo governo americano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosSomáliaTerrorismo

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru