Mundo

EUA reafirmam aliança com Catar em meio a crise no Golfo

Secretário destacou a importância de se baixar a tensão na região

Jim Mattis: secretário de defesa dos EUA e ministro do Catar analisaram as operações contra o Estado Islâmico (François Lenoir/Reuters)

Jim Mattis: secretário de defesa dos EUA e ministro do Catar analisaram as operações contra o Estado Islâmico (François Lenoir/Reuters)

A

AFP

Publicado em 7 de julho de 2017 às 10h26.

O secretário americano de Defesa, Jim Mattis, reafirmou nesta quinta-feira a aliança estratégica de segurança com o Catar, em meio à crise diplomática no Golfo.

Mattis e seu homólogo catariano, Khaled bin Mohamed al Atiyá, conversaram por telefone nesta quinta-feira, quando também analisaram as operações contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

O Catar abriga a maior base militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, de onde partem várias missões aéreas da coalizão contra o Estado Islâmico.

"O secretário Mattis e o ministro Al Atiyá reafirmaram seu compromisso em manter a cooperação Estados Unidos-Catar e em aprofundar sua aliança estratégica", destacou o Pentágono.

Arábia Saudita e seus aliados romperam relações diplomáticas com o Catar no dia 5 de junho, acusando o pequeno emirado de apoiar "o terrorismo" e manter relações excessivamente estreitas com o Irã, o grande adversário dos sauditas no Oriente Médio.

Diante da pior crise diplomática dos últimos anos no Golfo, Mattis destacou a importância de se baixar a tensão "para que todos os sócios na região possam se concentrar nos próximos passos para atingir os objetivos comuns".

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaCatarCrises em empresasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones