Mundo

EUA qualificam de "estranha" decisão de Pyongyang de romper laços com Seul

Washington - O Governo dos Estados Unidos qualificou hoje de "estranha" a decisão tomada por Pyongyang de romper suas relações com Seul, já que, em sua opinião, é contrária a seus próprios interesses e somente prejudica sua população. "Acho estranho. A Coreia do Sul é uma das economias mais dinâmicas do mundo. A Coreia do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2010 às 17h59.

Washington - O Governo dos Estados Unidos qualificou hoje de "estranha" a decisão tomada por Pyongyang de romper suas relações com Seul, já que, em sua opinião, é contrária a seus próprios interesses e somente prejudica sua população.

"Acho estranho. A Coreia do Sul é uma das economias mais dinâmicas do mundo. A Coreia do Norte é uma economia fracassada, o que é reconhecido inclusive por eles mesmos. É incapaz de cuidar de seus cidadãos. É incapaz de alimentá-los", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley, em uma entrevista coletiva.

"Não posso imaginar uma decisão que, em longo prazo, interesse menos aos cidadãos norte-coreanos que cortar ainda mais seus laços com a Coreia do Sul", afirmou.

A decisão do regime de Kim Jong-il foi tomada depois da divulgação do relatório de uma investigação internacional determinando a responsabilidade norte-coreana pelo afundamento de um navio militar da Coreia do Sul, que causou a morte de 46 marinheiros em março.

Acompanhe tudo sobre:ComércioPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Comércio exteriorCoreia do Sul

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro