Mundo

EUA prestarão ajuda econômica ao povo ucraniano, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que seu país prestará socorro econômico ao povo ucraniano


	Barack Obama, presidente dos EUA: Estados Unidos somam assim esforços aos já realizados pela União Europeia
 (Getty Images)

Barack Obama, presidente dos EUA: Estados Unidos somam assim esforços aos já realizados pela União Europeia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2014 às 14h13.

Roma - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que seu país prestará socorro econômico "ao povo ucraniano", e para isso pedirá ao Congresso a aprovação de um pacote de ajuda neste sentido.

Obama concedeu uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, após a reunião que ambos tiveram na Villa Madama, em Roma, e ressaltou que "o povo ucraniano pode se aproximar da Europa, e para isso será ajudado economicamente".

O presidente americano acrescentou que pedirá ao Congresso a aprovação de "um pacote de ajuda econômica" para que a Ucrânia "deixe a corrupção para trás".

Além disso, Obama mostrou sua esperança de que a "Rússia abra a porta para o diálogo e colabore para que a questão ucraniana seja resolvida de modo pacífico", após os últimos eventos ocorridos na Ucrânia, como o referendo de integração da Crimeia à Federação Russa, realizado no último dia 16.

Os Estados Unidos somam assim esforços aos já realizados pela UE, que emprestou à Ucrânia 610 milhões de euros para fomentar a recuperação de sua economia.

Além disso, a Comissão Europeia anunciou ontem um plano para conceder à Ucrânia uma ajuda adicional de 1 bilhão de euros em troca do cumprimento de um plano detalhado de reformas destinadas a estabilizar a economia e criar as condições que permitam um crescimento sustentável.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosUcrânia

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru