Mundo

EUA pressionam Rússia a entregar Snowden

Mais cedo, o secretário de Imprensa da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que os EUA consideram que Snowden esteja na Rússia, mas seu paradeiro é desconhecido


	Snowden chegou a Moscou, mas aparentemente não embarcou em um voo para Cuba, para onde pretendia viajar em seguida
 (The Guardian via Getty Images)

Snowden chegou a Moscou, mas aparentemente não embarcou em um voo para Cuba, para onde pretendia viajar em seguida (The Guardian via Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2013 às 16h58.

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que seu governo está agindo de acordo com os canais legais para que o ex-agente terceirizado da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden seja entregue a Washington, onde é acusado de espionagem e roubo de propriedade do governo.

Em breve entrevista coletiva concedida na Casa Branca, Obama disse que os EUA estão trabalhando em conjunto com outros países para "assegurar que o império da lei seja respeitado".

Questionado por um repórter sobre se já havia discutido a situação com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Obama não respondeu diretamente à pergunta.

Mais cedo, o secretário de Imprensa da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que os EUA consideram que Snowden esteja na Rússia, para onde se dirigiu depois de ter fugido de Hong Kong, mas o paradeiro do ex-agente é desconhecido.

Snowden chegou a Moscou, mas aparentemente não embarcou em um voo para Cuba, para onde pretendia viajar em seguida.

Ainda segundo Carney, o fato de Snowden ter fugido de Hong Kong depois de Washington ter apresentado pedido de extradição prejudicou as relações entre EUA e China. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEdward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Em novo golpe a imigrantes, Trump limita 'serviços multilíngues' em agências federais nos EUA

‘Ataques a Bolsonaro são uma desgraça e estamos olhando de perto’, diz subsecretário de Trump

Coalizão de 24 estados americanos processa Trump por US$ 6,8 bilhões retidos em verbas para educação

Pré-candidato baleado na Colômbia mostra resposta 'favorável' a tratamentos