Mundo

EUA possui mais mísseis e ogivas que a Rússia

O levantamento foi feito tendo em vista o cumprimento do acordo de desarmamento entre os dois países, batizado de START, que entrou em vigor no dia 5 de fevereiro

Manifestante segura cartaz em protesto contra a energia nuclear em frente à  Tepco: reatores estão sendo submetidos a operações de resfriamento 
 (Toru Yamanaka/AFP)

Manifestante segura cartaz em protesto contra a energia nuclear em frente à Tepco: reatores estão sendo submetidos a operações de resfriamento (Toru Yamanaka/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 23h04.

Nova York - O arsenal de mísseis balísticos e de ogivas nucleares em poder dos Estados Unidos é maior que o da Rússia, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Departamento de Estado americano.

O levantamento foi feito tendo em vista o cumprimento do acordo de desarmamento entre os dois países, batizado de START, que entrou em vigor no dia 5 de fevereiro.

Segundo a diplomacia americana, Washington dispõe de 882 projéteis, entre mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês), mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBM) e bombardeiros, contra 521 de Moscou.

Quanto às ogivas, os Estados Unidos contam com 1.800 e a Rússia com 1.537, diz o informe.

Previsto com uma duração de dez anos, o START obriga a cada um dos países a limitar o número de ogivas a 1.500, contra um nível atual de 2.200, numa queda de 30%.

O acordo para a redução dos armamentos também prevê a retomada das verficações mútuas sobre arsenais nucleares, interrompidas no final de 2009.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)EuropaInfraestruturaPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga