Mundo

EUA podem influenciar testes nucleares, diz Coreia do Norte

"Se nós fazemos testes nucleares adicionais é por causa dos Estados Unidos", afirmou Ri Yong-Ho, ministro das Relações Exteriores do país


	Ri Yong-ho: os comentários foram feitos após Kerry alertar sobre as "reais consequências" de se continuar realizando testes nucleares e com mísseis
 (Jorge Silva/Reuters)

Ri Yong-ho: os comentários foram feitos após Kerry alertar sobre as "reais consequências" de se continuar realizando testes nucleares e com mísseis (Jorge Silva/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2016 às 15h01.

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte disse nesta terça-feira que qualquer decisão sobre a realização de um teste nuclear depende dos Estados Unidos.

"Se nós fazemos testes nucleares adicionais é por causa dos Estados Unidos", afirmou Ri Yong-Ho aos repórteres após uma reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), no Laos.

Seus comentários foram feitos algumas horas depois dos feitos pelo secretário de Estado americano, John Kerry, que estava participando do mesmo fórum em Vientiane, capital do Laos, e alertou sobre as "reais consequências" de Pyongyang se continuar levando à frente os testes nucleares e com mísseis.

"Juntos, estamos determinados - todos os que estamos reunidos aqui, talvez com uma exceção - a fazer com que a Coreia do Norte entenda claramente que estas ações têm consequências reais", declarou Kerry à imprensa.

"É essencial para o mundo e para todos os países aplicar completamente as sanções que foram decididas e temos a intenção de fazer isso", acrescentou, referindo-se às sanções internacionais adotadas contra a Coreia do Norte por seu programa nuclear e de mísseis.

Além disso, Kerry acusou a Coreia do Norte de ter um "comportamento provocador e profundamente preocupante" e considerou que é uma "grave ameaça, não apenas para esta região, mas também para a paz e a segurança internacionais".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)Países ricosTestes nucleares

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA