Mundo

EUA podem impedir Irã de desenvolver bomba, diz CIA

Os EUA contam com várias opções para impedir que o Irã desenvolva a bomba atômica, caso fracassem as negociações assegurou o diretor da CIA


	A sede da CIA: "há várias coisas que os Estados Unidos podem fazer para impedir que o Irã tenha a bomba", disse John Brennan
 (Saul Loeb/AFP)

A sede da CIA: "há várias coisas que os Estados Unidos podem fazer para impedir que o Irã tenha a bomba", disse John Brennan (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2015 às 13h49.

Os Estados Unidos contam com várias opções para impedir que o Irã desenvolva a bomba atômica, caso fracassem as negociações internacionais com Teerã, assegurou neste domingo o diretor da CIA, John Brennan.

"Há várias coisas que os Estados Unidos podem fazer para impedir que o Irã tenha a bomba" em caso de ruptura da negociação, declarou Brennan durante o programa Fox News Sunday.

"O presidente Obama deixou muito claro que vamos impedir que o Irã" desenvolva a arma nuclear, disse Brennan. Portanto, se (os iranianos) decidirem seguir por este caminho, sabem que o farão por seu próprio risco", acrescentou.

Interrogado sobre o perigo que representaria os iranianos manterem em segredo suas instalações nucleares, Brennan expressou sua confiança no poderio americano e internacional de vigilância e inteligência.

"Penso que temos um amplo conhecimento do que abrange o programa nuclear do Irã", afirmou.

No entanto, o diretor da CIA descartou o risco de que um eventual acordo gere uma escalada nuclear na região.

Os países do Golfo, incluindo a Arábia Saudita, "confiam em que os Estados Unidos serão um tipo de garantia de segurança" para prevenir uma escalada nuclear, comentou.

"Vamos manter uma comunicação estreita, confio em que os sauditas serão um parceiro responsável e um ator na região", avaliou Brennan.

As grandes potências e Teerã retomam na quarta-feira as negociações sobre o controverso programa nuclear da República Islâmica. Foi a decisão tomada na sexta-feira pelos Estados Unidos e o Irã, após uma semana de negociações que ainda não permitiram fechar um acordo antes da data limite de 31 de março.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCIAEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricos

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA