Mundo

EUA: pesquisa indica favoritismo de Gingrich na corrida republicana

Pesquisa divulgada pela CNN mostra Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, como possível concorrente de Obama nas eleições

Durante uma palestra na Universidade de Harvard, o pré-candidato Gingrich criticou as atuais leis sobre trabalho infantil (Alex Wong/Getty Images)

Durante uma palestra na Universidade de Harvard, o pré-candidato Gingrich criticou as atuais leis sobre trabalho infantil (Alex Wong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2011 às 05h32.

Washington - Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, lidera a disputa interna do Partido Republicano para escolher o nome do candidato à Presidência americana nas eleições de 2012, indica uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira encomendada pela rede CNN.

Elaborada pelo instituto ORC International, a pesquisa aponta 24% das intenções de voto a Gingrich, contra 20% do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.

Esta disparada de Gingrich surpreende quando se lembra os 8% de intenções que ele tinha há apenas um mês.

Durante uma palestra na Universidade de Harvard na última sexta-feira, o pré-candidato criticou as atuais leis sobre trabalho infantil. Para ele, as crianças maiores de 9 anos de famílias pobres deveriam ter autorização para trabalhar durante meio-período em suas escolas.

Gingrich argumentou que muita gente bem-sucedida começou seus primeiros trabalhos entre os 9 e 14 anos de idade. 'Todos eles vendiam jornais de porta a porta, faziam algo ou lavavam carros'.

Em sua opinião, as escolas com crianças financeiramente desfavorecidas deveriam adotar um responsável por serviços de manutenção entre os próprios alunos para financiar seus estudos.

A pesquisa do ORC International baseou-se em entrevistas com 1.029 americanos de todo o país, entre os dias 18 e 20 de novembro, dos quais 402 eram republicanos ou independentes, com uma margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Oposição políticaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada