Mundo

EUA pedirão pena de morte para Dzhokhar Tsarnaev

O procurador-geral dos EUA, Eric Holder, autorizou que a procuradoria peça a pena capital para o jovem de 20 anos


	Dzhokhar Tsarnaev: Tsarnaev, nascido na região russa do Daguestão, mas com cidadania americana, é acusado de ser coautor do atentado junto com seu irmão Tamerlan
 (Sgt Sean Murphy/Boston Magazine/Reuters)

Dzhokhar Tsarnaev: Tsarnaev, nascido na região russa do Daguestão, mas com cidadania americana, é acusado de ser coautor do atentado junto com seu irmão Tamerlan (Sgt Sean Murphy/Boston Magazine/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 17h32.

Washington - Os procuradores federais dos Estados Unidos pedirão a pena de morte no julgamento de Dzhokhar Tsarnaev, acusado de perpetrar os atentados da maratona de Boston nos quais morreram três pessoas e mais de 280 ficaram feridas, informou nesta quinta-feira o Departamento de Justiça.

O procurador-geral dos EUA, Eric Holder, autorizou que a procuradoria peça a pena capital para o jovem de 20 anos, acusado de realizar o pior atentado em território americano desde os cometidos contra as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.

"A natureza da conduta neste assunto e o dano causado obrigam a tomar esta decisão", disse Holder em comunicado emitido pelo Departamento de Justiça.

Após a decisão de Holder, que todos esperavam para esta sexta-feira, os procuradores apresentaram o pedido de pena de morte para Tsarnaev, segundo confirmou a procuradora federal do estado de Massachusetts, Carmen Ortiz.

Dado que Massachusetts, onde ocorreram os atentados, não impõe a pena capital, o governo federal devia buscar este castigo por sua conta e deverá executá-lo caso a sentença assim o determine, algo que ocorreu em raras ocasiões.

Tsarnaev, nascido na região russa do Daguestão, mas com cidadania americana, é acusado de ser o coautor do atentado junto com seu irmão Tamerlan, que morreu em um confronto com a polícia durante uma acidentada fuga por Boston na qual também morreu um agente.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasBoston (Massachusetts)Estados Unidos (EUA)MortesPaíses ricosPena de morteTerrorismo

Mais de Mundo

Após pagers, Israel faz bombardeio e mata comandante do Hezbollah em Beirute

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Novo centro de processamento de minerais vai fazer com que o Canadá dependa menos da China