Mundo

EUA pedem transição imediata e pacífica de poder no Iêmen

Com ausência do presidente Saleh, subsecretário americano faz pedidos em Sanaa

Saleh foi hospitalizado no dia 4 de junho na capital da Arábia Saudita depois de ter se ferido durante um ataque contra o palácio presidencial (Mohammad Huwais/AFP)

Saleh foi hospitalizado no dia 4 de junho na capital da Arábia Saudita depois de ter se ferido durante um ataque contra o palácio presidencial (Mohammad Huwais/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2011 às 15h01.

Sanaa - O subsecretário de Estado americano para Oriente Médio, Jeffrey Feltman, pediu nesta quinta-feira em Sanaa "uma transição imediata e pacífica" de poder no Iêmen, ante a ausência prolongada do presidente Ali Abullah Saleh.

"Acreditamos que uma transição imediata, pacífica e ordenada é do interesse do povo do Iêmen e exortamos a todas as partes a iniciar o diálogo", disse Feltman durante uma coletiva com jornalistas na embaixada dos Estados Unidos em Sanaa.

Segundo o subsecretário, a questão foi discutida na quarta-feira com o vice-presidente Abd Rabbo Mansur Hadi - que garantiu o retorno no chefe de Estado - e com representantes da oposição parlamentar, dos estudantes que organizam os protestos, dos empresários e da sociedade civil.

Saleh foi hospitalizado no dia 4 de junho na capital da Arábia Saudita depois de ter se ferido durante um ataque contra o palácio presidencial de Sanaa. Desde então, o presidente não foi mais visto em público, o que fez aumentar os rumores sobre seu estado de saúde.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaPaíses ricosEstados Unidos (EUA)ProtestosIêmenGoverno

Mais de Mundo

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra