Mundo

EUA pede que Rússia e Turquia evitem escalada na Síria

"É importante que russos e turcos dialoguem diretamente e tomem medidas para impedir uma escalada", disse à AFP um porta-voz do departamento de Estado


	Tanques do Exército da Turquia na fronteira com a Síria: o país americano se encontra comprometido em um situação incômoda
 (Reuters / Stringer)

Tanques do Exército da Turquia na fronteira com a Síria: o país americano se encontra comprometido em um situação incômoda (Reuters / Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 15h28.

Os Estados Unidos pediram, nesta segunda-feira, à Rússia e Turquia que evitem qualquer tipo de escalada no conflito sírio ante o tom cada vez mais violento que Moscou e Ancara empregam sobre suas operações miliares na Síria.

"É importante que russos e turcos dialoguem diretamente e tomem medidas para impedir uma escalada", disse à AFP um porta-voz do departamento de Estado.

O país americano se encontra comprometido em um situação incômoda, uma vez que Ancara é um de seus aliados no seio da coalizão contra o grupo Estado Islâmico, mas, ao mesmo tempo, Washington apoia os curdos da Síria, que agora são alvo dos bombardeios turcos.

Washington também é aliado da Rússia nos esforços para encontrar uma saída diplomática à guerra na Síria que se traduziram, na quinta-feira, em um acordo para um eventual "cessar de hostilidades" e uma "trégua humanitária".

Mas, há dez dias, os americanos pedem que Moscou cesse seus bombardeios no norte da Síria em apoio às forças governamentais do regime de Bashar Al-Assad.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro