Mundo

EUA pede que governo do Camboja reduza tensão com Tailândia 'imediatamente'

Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reiterou o desejo de paz manifestado pelo presidente Donald Trump e a importância de um cessar-fogo imediato

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 28 de julho de 2025 às 07h02.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, apelou neste domingo ao governo do Camboja para que reduza “imediatamente” as tensões e chegue a um acordo de cessar-fogo com a Tailândia na disputa da fronteira.

Em conversa com o ministro das Relações Exteriores cambojano, Prak Sokhonn, Rubio reiterou o desejo de paz manifestado pelo presidente Donald Trump e a importância de um cessar-fogo imediato.

O apelo é feito após quatro dias de confrontos armados na fronteira comum, que deixaram mais de 30 mortos e mais de 200 mil deslocados, apesar de os países terem concordado em iniciar negociações para um cessar-fogo.

O encontro entre o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai, e o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, em Kuala Lumpur, ocorrerá na segunda-feira.

O anúncio do encontro feito horas depois de Trump ter falado com ambos os líderes por telefone.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, também manifestou preocupação com os confrontos e disse que “continua disponível para ajudar em qualquer esforço que leve a uma solução pacífica da disputa” entre os dois países.

Rubio indicou que os EUA estão preparados para facilitar futuras conversas para garantir a paz e a estabilidade entre Tailândia e Camboja.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)CambojaGuerras

Mais de Mundo

Trump afirma que situação em Gaza é um 'desastre' e enaltece ajuda dos EUA

'Fome nunca deve ser usada como arma de guerra', afirma chefe da ONU

Três pessoas morrem após descarrilhamento de trem de passageiros na Alemanha

Incêndios na Grécia: bombeiros seguem combatendo fogo, que já retirou 3,6 mil pessoas de suas casas