Mundo

Quem são os pré-candidatos democratas que querem a presidência dos EUA

A disputa pela nomeação do Partido Democrata para as eleições americanas em 2020 não para de crescer. Veja quem já confirmou a sua participação nessa briga

Pré-candidatos do Partido Democrata: lista de nomes que disputam nomeação para concorrer à presidência dos Estados Unidos não para de crescer (Brendan McDermid/Reuters)

Pré-candidatos do Partido Democrata: lista de nomes que disputam nomeação para concorrer à presidência dos Estados Unidos não para de crescer (Brendan McDermid/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 06h00.

Última atualização em 13 de janeiro de 2020 às 18h45.

São Paulo – A disputa democrata pela nomeação do partido para as eleições americanas em 2020 continua apertada.

Com 14 pré-candidatos confirmados, ainda é cedo para cravar qual será o nome que levará a indicação e efetivamente disputará a presidência dos Estados Unidos contra o rival republicano, possivelmente Donald Trump.

Em 2016, por exemplo, a nomeação democrata foi disputada por cerca de cinco pessoas, enquanto a republicana foi pleiteada por ao menos 16, incluindo o atual mandatário, Trump.

Quem são os pré-candidatos democratas

Os pré-candidatos democratas, até o momento, são 14 pessoas. Entre eles, o ex-vice presidente dos Estados Unidos na gestão Obama, Joe Biden, o senador de Vermont, Bernie Sanders, e a senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren. Veja abaixo:

Joe Biden

Idade: 76 anos

Estado: Delaware

Ex-vice-presidente da gestão Barack Obama, Biden anunciou sua terceira corrida presidencial via YouTube. Ao lado do senador Bernie Sanders, é um dos pré-candidatos favoritos na disputa democrata e é um um dos críticos mais agressivos do atual mandatário, Donald Trump.

Bernie Sanders

Idade: 77 anos

Estado: Vermont

O senador independente do estado de Vermont anunciou em 19 de fevereiro que irá disputar a nomeação democrata pela segunda vez em 2020. “Nossa campanha não é apenas sobre derrotar Donald Trump, um dos presidentes mais perigosos que já vimos, ou ganhar a nomeação democrata e a eleição geral. Nossa campanha é sobre transformar nosso país e criar um governo baseado nos princípios de justiça econômica, social, racial e ambiental”, disse Sanders ao anunciar sua participação.

Em 2016, o senador surpreendeu a todos pelo fôlego da sua candidatura e conseguiu chegar até as primárias democratas com relativa força. No entanto, acabou perdendo para a ex-secretária de Estado da gestão Obama, Hillary Clinton. Os efeitos da sua campanha, no entanto, reverberaram pelos quadros do partido e fortaleceram a ala democrata mais progressista e alinhada à esquerda.

Elizabeth Warren

Idade: 69 anos

Estado: Massachusetts

Elizabeth é uma figura conhecida dos eleitores americanos e está no Senado desde 2013. Ex-professora da Faculdade de Direito da prestigiada Universidade de Harvard, Elizabeth vem enfrentando baixos níveis de popularidade em razão de uma polêmica envolvendo um teste de DNA feito por ela para comprovar raízes indígenas.

Pete Buttigieg

Idade: 37 anos

Estado: Indiana

Buttgieg é um dos pré-candidatos mais jovens entre os democratas. Prefeito de South Bend, Indiana, é veterano da guerra do Afeganistão e o primeiro homem abertamente gay a se lançar como candidato à presidência dos Estados Unidos.

Michael Bloomberg

Idade: 77 anos

Ex-prefeito de Nova York, o empresário e magnata formalizou a sua participação na corrida democrata depois de o partido ter realizado alguns debates entre seus pré-candidatos. Desde o ano passado, no entanto, especulava-se sobre a sua candidatura. Seu lema? O nada modesto "criador de empregos, líder e solucionador de problemas".  Bloomberg oficializou a entrada na disputa em grande estilo, com uma campanha publicitária que teria custado 30 milhões de dólares.

Andrew Yang

Idade: 44 anos

Estado: Nova York

O empresário Yang é conhecido no mundo das startups de tecnologia e atuou em prol do empreendedorismo durante os anos da gestão Obama. Ele é fundador da Venture for America, entidade que oferece bolsas de estudo para empresários nos EUA, e tem como bandeira a defesa de uma renda básica universal, especialmente focando na fatia de pessoas cujos postos de trabalho foram afetados pela automação.

Amy Klobuchar

Idade: 58 anos

Estado: Minnesota

Senadora pelo estado de Minnesota, Amy tem a seu favor o fato de ser especialmente popular entre os eleitores: venceu a corrida pelo Senado em 2018 com 60% dos votos.

Tulsi Gabbard

Idade: 37 anos

Estado: Havaí

Apoiadora do senador Bernie Sanders na corrida presidencial de 2016, Tulsi serviu na Guarda Nacional dos Estados Unidos e esteve por duas vezes no Oriente Médio. Em 2017, se encontrou com o líder da Síria, Bashar Al-Assad, sem o conhecimento do então presidente Barack Obama, um movimento que lhe rendeu duras críticas. Hoje, atua como representante do Havaí.

Tom Steyer

Idade: 62 anos

Ativista ambiental, bilionário, doador político e ex-investidor do mercado financeiro, Steyer não detém nenhum cargo político e vive em São Francisco. Entre suas principais bandeiras, estão a expansão do sistema de saúde que é gerenciado pelo governo, o Medicare, e pretende declarar as mudanças climáticas como uma emergência nacional. Apesar da posição pró-clima, é acusado pelos rivais de ter investido em combustíveis fósseis nos tempos de Wall Street.

Steve Bullock

Idade: 53 anos

Estado: Montana

Governador do estado de Montana, Bullock foi procurador-geral do mesmo estado e professor de Direito da Universidade George Washington. Defende medidas mais rígidas para reduzir os impactos das mudanças climáticas e defende o programa Ação Deferida para Chegadas de Crianças, uma política migratória que protege imigrantes ilegais que chegaram ao país antes de completar 16 anos de idade. É pró-aborto e defensor dos direitos da comunidade LGBTQ.

Michael Bennet

Idade: 54 anos

Estado: Colorado

Senador pelo Colorado, Bennet oficializou a sua candidatura às primárias democratas em 3 de maio, depois de se recuperar de um câncer na próstata. No anúncio, destacou a sua reputação de bipartidarista em um estado com grande presença de eleitores independentes, mas lembrou que tem um longo caminho a percorrer para alcançar outros pré-candidatos democratas mais conhecidos.

John Delaney

Idade: 55 anos

Estado: Maryland

Um dos primeiros democratas a se posicionar como pré-candidato, o bilionário Delaney é ex-representante do estado de Maryland e um crítico do sistema de financiamento de campanhas dos EUA. É, ainda, defensor de leis mais rígidas para a compra e porte de armas de fogo.

John Sestak

Idade: 67 anos

Estado: Pensilvânia

Sestak já foi representante pelo estado da Pensilvânia entre os anos de 2007 e 2011 e é um almirante da Marina aposentado. Na época em que estava no Congresso, Sestak votou a favor do programa de saúde do então presidente Barack Obama, apelidado de Obamacare. Já declarou que, se eleito, irá inserir os Estados Unidos de volta ao Acordo de Paris.

Deval Patrick

Idade: 63 anos

Estado: Massachusetts 

Ex-governador de Massachusetts entre os anos de 2007 até 2015, Patrick foi o primeiro homem negro a ocupar esse posto e o segundo governador negro da história dos Estados Unidos. É a favor do enrijecimento da política de armas de fogo no país e assinou uma lei estadual que permite que autoridades bloqueiem e emissão de licenças para armas em alguns casos. 

Acompanhe tudo sobre:Bernie SandersDonald TrumpEleições americanasElizabeth WarrenEstados Unidos (EUA)Joe BidenMichael BloombergPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia