Mundo

EUA ordena suspensão de voos com destino ou origem na Venezuela

Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que as condições na Venezuela ameaçam a segurança de passageiros, aeronaves e tripulantes

Medida dos EUA deve afetar um grupo de pequenas companhias venezuelanas, entre elas a Avior Airlines, que tem oferecido uma ligação de Miami com o país de Maduro (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Medida dos EUA deve afetar um grupo de pequenas companhias venezuelanas, entre elas a Avior Airlines, que tem oferecido uma ligação de Miami com o país de Maduro (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de maio de 2019 às 21h18.

Washington/ Caracas — O Departamento de Transportes dos Estados Unidos determinou nesta quarta-feira a suspensão de todos os voos comerciais e de carga entre os EUA e a Venezuela, tendo como fundamento relatórios sobre a agitação e a violência em torno dos aeroportos do país sul-americano.

Em uma carta ao Departamento de Transportes solicitando a interrupção, o Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que "as condições na Venezuela ameaçam a segurança e a proteção de passageiros, aeronaves e tripulantes em viagem com destino ou origem naquele país".

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu de imediato aos pedidos para comentar.

Muitas companhias aéreas internacionais pararam de voar para a Venezuela por causa de preocupações com a segurança e de disputas acerca de dinheiro que o governo lhes deve, segundo elas.

A medida dos EUA deve afetar um grupo de pequenas companhias venezuelanas, entre elas a Avior Airlines, que tem oferecido uma ligação com Miami. Um representante da Avior não respondeu a pedidos de comentário.

O Grupo American Airlines, que já foi a maior companhia aérea a oferecer serviços entre os EUA e a Venezuela, disse em março que havia suspendido indefinidamente seus voos para o país sul-americano.

Em abril, a agência federal de aviação dos EUA proibiu pilotos de empresas aéreas norte-americanas de voarem abaixo dos 26 mil pés dentro do espaço aéreo venezuelano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Venezuela

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado