Mundo

EUA não tem plano de paz para conflito israelense-palestino

Um dirigente palestino disse no sábado que John Kerry deve propor ao principal negociador palestino, Saëb Erakat, "soluções intermediárias" para o conflito


	John Kerry: secretário de Estado insiste no "imperativo" de relançar o diálogo entre os dois lados
 (Jonathan Ernst/Reuters)

John Kerry: secretário de Estado insiste no "imperativo" de relançar o diálogo entre os dois lados (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2014 às 19h29.

O secretário americano de Estado, John Kerry, se reunirá na noite desta segunda-feira com o principal negociador palestino, Saëb Erakat, mas não apresentará um plano de paz para o conflito entre israelenses e palestinos, seis meses após o fracasso das últimas negociações.

"Atualmente não há um projeto de plano de paz", disse a porta-voz do departamento americano de Estado Jennifer Psaki sobre um eventual relançamento do processo de diálogo entre Israel e Palestina liderado por Kerry.

O chefe da diplomacia americana deve se reunir ainda nesta segunda-feira com Erakat.

Um dirigente palestino disse no sábado que Kerry deve propor a seu interlocutor "soluções intermediárias" para o conflito, no momento em que os Estados Unidos buscam dissuadir os palestinos de exigir na ONU o fim da ocupação israelense em seus territórios.

"Temos, evidentemente, toda uma série de conversas com eles (israelenses e palestinos), mas não há qualquer projeto para apresentar um plano de paz", disse Psaki.

Kerry, que liderou entre julho de 2013 e abril passado o processo de paz, insiste no "imperativo" de relançar o diálogo entre os dois lados.

Kerry e Erakat discutirão ainda as "tensões" em Jerusalém Oriental e a "situação" na Faixa de Gaza, destacou o departamento de Estado.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseDiplomaciaIsraelJohn KerryNegociaçõesPalestinaPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru