Mundo

EUA não farão concessões nucleares ao Irã em apoio contra EI

Medidas dos americanos visa obter a cooperação de Teerã para combater o Estado Islâmico

Secretário americano de Energia, Ernest Moniz, discursa em conferência da AIEA (Dieter Nagl/AFP)

Secretário americano de Energia, Ernest Moniz, discursa em conferência da AIEA (Dieter Nagl/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 16h50.

Washington - Os Estados Unidos advertiram nesta segunda-feira que não irão fazer concessões ao programa nuclear do Irã, a fim de obter a cooperação de Teerã para combater o Estado Islâmico (EI).

"Os Estados Unidos não estão dispostos a negociar aspectos do programa nuclear do Irã para obter compromissos para enfrentar a EI", declarou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Dois dias antes do início da Assembleia Geral da ONU em Nova York e enquanto o grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China, mais a Alemanha) mantém conversações com o Irã sobre seu controverso programa nuclear, Washington deixou claro que os dois eventos não estão relacionados, refletindo a pressão política crescente da Casa Branca.

"Estas duas questões não têm relações entre si e o foco das negociações do (grupo) 5+1 continua a ser as preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano", ressaltou Earnest.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou na semana passada que o governo rejeitava um pedido dos Estados Unidos para se juntar à coalizão internacional para combater o EI, o que as autoridades americanas não confirmaram ou negaram.

Por sua vez, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu no domingo que o Ocidente não deve aliviar as sanções impostas ao Irã para obter seu apoio na luta contra os jihadistas.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Testes nuclearesEstado IslâmicoIrã - PaísIslamismo

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher