Mundo

EUA não descarta hipótese de fuga acidental do vírus Sars-Cov-2 na China

Os serviços de Inteligência estão cooperando com outras agências governamentais e universidades para tentar determinar a procedência exata do vírus

Novo foco de coronavírus é descoberto em Xinjiang, na China (David Liu/Getty Images)

Novo foco de coronavírus é descoberto em Xinjiang, na China (David Liu/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 14 de abril de 2021 às 21h05.

Os serviços de Inteligência americanos ainda não descartaram a hipótese de um acidente laboratorial para explicar o aparecimento em Wuhan, na China, da pandemia de covid-19, informaram  autoridades nesta quarta-feira (14). 

A saúde mental não precisa ser um tabu. Para entender os impactos da saúde mental na sua produtividade e finanças pessoais, faça o curso Mente em Foco: Investindo na sua Saúde Mental Para Alcançar Potencial, de EXAME Academy.

"A comunidade de Inteligência não sabe exatamente onde, quando ou como o vírus da covid-19 foi transmitido", afirmou a diretora da Inteligência americana, Avril Haines, a um comitê do Senado.

Ela mencionou "duas teorias" que explicam a origem do coronavírus: o contato humano com animais infectados ou um acidente de laboratório.

"Continuamos trabalhando neste tema, estamos compilando informação e estamos fazendo tudo o possível para dar maior confiabilidade" às explicações sobre a origem da pandemia.

"Estamos fazendo tudo o que podemos e estamos usando todos os recursos à nossa disposição para lançar luz sobre isto", acrescentou o diretor da CIA, William Burns.

Mas, "o que está claro para nós e nossos especialistas é que os líderes chineses não foram totalmente francos nem transparentes em sua cooperação" com a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema, acrescentou.

Os serviços de Inteligência estão cooperando com outras agências governamentais e universidades para tentar determinar a procedência exata do vírus, afirmou o general Paul Nakasone, chefe da agência de Inteligência militar, a NSA.

Em seu relatório publicado no fim de março, os especialistas internacionais da OMS haviam considerado "extremadamente improvável" a teoria segundo a qual o coronavírus poderia ter escapado do Instituto de Virologia de Wuhan, a cidade da região central da China onde a covid-19 apareceu no fim de 2019.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoronavírusEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Sobe para 153 o número de mortos em explosão de caminhão de combustível na Nigéria

Exército de Israel investiga se líder do Hamas Yahya Sinwar morreu durante ataque em Gaza

Deputados votam lei que proíbe a promoção de um estilo de vida 'sem filhos' na Rússia

Aos 100 anos, ex-presidente dos EUA Jimmy Carter vota pelo correio em Kamala Harris