Mundo

EUA mobilizam radar antimísseis

O radar deve ser posicionado ao leste do Japão e ser capaz de detectar qualquer lançamento, além da trajetória de qualquer míssil disparado a partir da Coreia do Norte

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2013 às 15h53.

Washington - O governo dos Estados Unidos deslocou um radar de defesa antimísseis balísticos para detectar, a partir do Pacífico, eventuais lançamentos de foguetes norte-coreanos, informou uma fonte do Departamento de Defesa americano.

O radar, montado sobre uma plataforma semi-submersível e com uma grade cúpula, deve ser posicionado ao leste do Japão e ser capaz de detectar qualquer lançamento, além da trajetória de qualquer míssil disparado a partir da Coreia do Norte.

O deslocamento foi descrito como "de rotina" pela fonte, que pediu anonimato.

A fonte destacou ainda que o envio do destróier antimísseis USS McCain estava vinculado à crise que afeta a península coreana.

Washington multiplicou nos últimos dias os anúncios relacionados com movimentações de equipamentos e infraestrutura militar.

O Pentágono enviou bombardeiros B-52 e B-2 à Coreia do Sul, assim como o envio à base de Osan, também na Coreia do Sul, de dois F-22 Raptor, os caças mais modernos dos Estados Unidos.

Apesar da Coreia do Norte multiplicar diariamente as declarações belicosas, como fez nesta terça-feira com o anúncio da reativação de um reator nuclear desligado em 2007, a Casa Branca destacou na segunda-feira que a "retórica" não estava sendo acompanhada por nenhum movimento que permitisse prever uma ação militar de magnitude.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosCoreia do NorteÁsiaEstados Unidos (EUA)Guerras

Mais de Mundo

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi

Venezuela denuncia suposto plano da CIA que atacaria Maduro