Mundo

EUA: Menos de um terço da população apoia saída de acordo com Irã

Pesquisa mostrou que 29% de adultos queriam encerrar o acordo; 42% preferiam a manutenção; 28% disseram que não sabiam

Trump anunciou também que imporá o "nível mais alto" de sanções econômicas contra o país. (REUTERS/Jonathan Ernst/Reuters)

Trump anunciou também que imporá o "nível mais alto" de sanções econômicas contra o país. (REUTERS/Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de maio de 2018 às 23h09.

Menos de um em cada três norte-americanos concordam com a decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos de um acordo para limitar o programa nuclear do Irã, segundo uma pesquisa de opinião nacional da Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira.

A pesquisa, conduzida entre 4 e 8 de maio, antes do anúncio do presidente republicano de encerrar o acordo, mostrou que 29 por cento de adultos queriam encerrar o acordo com o Irã e outras cinco potências mundiais para aliviar sanções e limitar o programa nuclear do Irã.

Outros 42 por cento disseram que os Estados Unidos deveriam ficar no acordo, e os restantes 28 por cento disseram que "não sabem".

Mesmo entre aqueles que estão registrados como republicanos, menos da metade --44 por cento-- defendeu encerrar o envolvimento dos EUA no acordo. Outros 28 por cento queriam continuar e os restantes 28 por cento disseram que não sabiam.

Trump, que há muito tempo tem criticado o acordo de 2015 por não ser duro o bastante com o Irã, anunciou que está encerrando o envolvimento norte-americano e que imporá o "nível mais alto" de sanções econômicas contra o país.

Segundo a pesquisa, 54 por cento dos norte-americanos disseram que eles "fortemente" ou "de alguma maneira" apoiam o acordo nuclear iraniano, enquanto 27 por cento disseram que eram "fortemente" ou "de alguma maneira" contrários a ele.

Muitos norte-americanos também pareciam estar preocupados sobre o que aconteceria se Trump retirasse os EUA do acordo.

Quase dois entre três adultos disseram que se os EUA encerrassem seu acordo, o Irã provavelmente anunciaria que estava desenvolvendo armas nucleares. Cerca de metade disseram que pensavam que seria provável que os EUA e Irã "entrassem em conflito armado".

A pesquisa Reuters/Ipsos foi conduzida online em inglês. Ela reuniu respostas de 1.277 adultos, incluindo 492 republicanos registrados. Ele tem um intervalo de credibilidade de 3 pontos percentuais para a amostra total e 5 pontos percentuais para republicanos registrados, significando que os resultados podem variar nesta margem em ambas as direções.

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas